Paulo Freire, Diálogo e Empoderamento: O potencial libertador dos círculos de leitura literária, por adolescentes em condição de vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.254-266Palavras-chave:
Leitura Literária, Diálogo, Empoderamento FreirianoResumo
A partir dos conceitos freirianos de diálogo e empoderamento, o artigo discute como a leitura literária coletiva, por jovens socialmente vulneráveis, pode se constituir em educação como prática libertadora. O estudo teórico conceitual percorre três questões norteadoras. Os achados indicam que o fato de que os/as adolescentes das periferias estão mais vulneráveis a formas de preconceito, violência, bem como aos impactos negativos de políticas públicas ineficientes indica que se libertar dessa realidade implica um processo de construção e reconstrução da consciência coletiva. Quando leem, os/as adolescentes passam a ter condições de buscar autonomia, emancipação, autoafirmação e, sobretudo, promoção de seus saberes, pois a leitura permite um diálogo entre leitores/as, personagens literários e a materialidade histórica que os/as entorna. A leitura literária coletiva, dialógica, não prescritiva e fruidora apresenta condições favoráveis ao empoderamento do grupo, pois se constitui em prática crítica e reflexiva, através do pleno exercício da linguagem, que se converte em práticas sociais libertadoras. Desta forma, propor círculos de leituras aos/às jovens pode, além de formá-los/as crítica e reflexivamente, torná-los/as multiplicadores/as dessa práxis, ampliando a prática de leitura literária a um grupo cada vez maior de jovens.
Downloads
Referências
BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. 18. ed. SP: Ed. Biblioteca Azul, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. SP: HUCITEC, 1988.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. SP: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 3.ed. S. Carlos: Pedro & João Ed., 2020.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 3. ed. SP: Duas Cidades, 1995, p. 235-263.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Experiência Estética Literária. In: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para alfabetizadores. BH: UFMG/Ceale, 2014, s/p. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/folhade-rosto Acesso: 30/06/2023.
DOSTOIEVSKI, Fiodor. Os Irmãos Karamazov. 1. ed. bolso. SP: Martin Claret, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56.ed. RJ: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 16.ed. RJ: Paz e Terra, 2021a.
FREIRE, Paulo. Alfabetização: Leitura do Mundo, Leitura da Palavra. 8 ed. RJ: Paz e Terra, 2021b.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 16.ed. RJ: Paz e Terra, 2021c.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do Professor. 16 ed. RJ: Paz e Terra, 2022.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 8 ed. RJ: Paz e Terra, 2021d.
INSTITUTO BRAUDEL, Círculos de Leitura, 2023. Disponível em: <https://www.braudel.org.br/circulos-de-leitura/>. Acesso em: 12 mar. de 2023.
JAUSS, Hans Robert. O texto poético na mudança de horizonte da leitura. In: LIMA, L. C. (org.) Teoria da literatura em suas fontes, vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2002, p. 873-926.
JOAQUIM, Bruno dos S.; OLIVEIRA, Lucila. Paulo Freire Na Genealogia Da Pedagogia Decolonial: Uma Leitura De Extensão Ou Comunicação?. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. ed. especial, p. 914–929, 2021. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68056>. Acesso em: 7 dez. 2022.
JOUVE, Vincent. A leitura. 1 ed. SP: Ed. Unesp, 2002.
JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? 1 ed. SP: Parábola, 2012.
KLEIMAN, Ângela. Texto & leitor: aspectos cognitivos da leitura. 12. Ed. Campinas (SP): Pontes, 2002.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. SP: Ática, 1993.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Leitura e compreensão de texto falado e escrito como ato individual de uma prática social. In: ZILBERMANN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro. (Orgs.). Leitura: Perspectivas interdisciplinares. SP: Ática, 1988.
OLIVEIRA, Patricia; REIS, Mary; VANDENBERGHE, Luc, et al.. “Sobrevivendo”: vulnerabilidade social vivenciada por adolescentes em uma periferia urbana. Interface – Comunicação, Saúde e Educação. Abril, 2020, p. 1-18. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/icse/a/ZcTPn95X5HZYsRFF4ScsTTR/?lang=pt.> Acesso em: 29 jun. 2023.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. Literatura e Sociedade, v. 11, n. 9, p. 16-29, 2006. DOI: 10.11606/issn.2237-1184.v0i9p16-29. Acesso em: 9 set. 2023.
SEAD: São Paulo diversa: uma análise a partir de regiões da cidade. Disponível em: <https://trajetoriasocupacionais.seade.gov.br/wp-content/uploads/sites/6/2021/05/sp-diversa-analise-regioes-cidade.pdf> Acesso em: 22 mai. 2023.