Paulo Freire, Diálogo e Empoderamento: O potencial libertador dos círculos de leitura literária, por adolescentes em condição de vulnerabilidade social

Autores

  • Marcos Antonio Vasco de Almeida Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Priscila Pesce Lopes de Oliveira Instituto Federal do Ceará -IFCE
  • Lucila Pesce Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.254-266

Palavras-chave:

Leitura Literária, Diálogo, Empoderamento Freiriano

Resumo

A partir dos conceitos freirianos de diálogo e empoderamento, o artigo discute como a leitura literária coletiva, por jovens socialmente vulneráveis, pode se constituir em educação como prática libertadora. O estudo teórico conceitual percorre três questões norteadoras. Os achados indicam que o fato de que os/as adolescentes das periferias estão mais vulneráveis a formas de preconceito, violência, bem como aos impactos negativos de políticas públicas ineficientes indica que se libertar dessa realidade implica um processo de construção e reconstrução da consciência coletiva. Quando leem, os/as adolescentes passam a ter condições de buscar autonomia, emancipação, autoafirmação e, sobretudo, promoção de seus saberes, pois a leitura permite um diálogo entre leitores/as, personagens literários e a materialidade histórica que os/as entorna. A leitura literária coletiva, dialógica, não prescritiva e fruidora apresenta condições favoráveis ao empoderamento do grupo, pois se constitui em prática crítica e reflexiva, através do pleno exercício da linguagem, que se converte em práticas sociais libertadoras. Desta forma, propor círculos de leituras aos/às jovens pode, além de formá-los/as crítica e reflexivamente, torná-los/as multiplicadores/as dessa práxis, ampliando a prática de leitura literária a um grupo cada vez maior de jovens.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Vasco de Almeida, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestrando em educação (Universidade Federal de São Paulo); Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional (Universidade Cruzeiro do Sul); Pedagogo (UNICID); licenciado em Química (USP); Técnico em Ciências da Natureza do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). 

Priscila Pesce Lopes de Oliveira, Instituto Federal do Ceará -IFCE

Doutora em Letras (UFC), mestre em Letras (USP), bacharel em Letras (USP), professora de língua portuguesa do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutora e mestre em Educação (PUC-SP), bacharel e licenciada em Letras (Univ. Presb. Mackenzie), professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), professora do quadro permanente do PPGE - UNIFESP.

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

VASCO DE ALMEIDA, Marcos Antonio; PESCE LOPES DE OLIVEIRA, Priscila; PESCE, Lucila. Paulo Freire, Diálogo e Empoderamento: O potencial libertador dos círculos de leitura literária, por adolescentes em condição de vulnerabilidade social. Revista Leitura, [S. l.], n. 80, p. 254–266, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202480.254-266. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16273. Acesso em: 14 ago. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários

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