Refletindo sobre o hábito de leitura dos estudantes do curso de letras

Autores

  • Juliana Oliveira de Santana Novais UNEAL
  • Marta Avelino Matiniano da Silva UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202273.28-41

Resumo

Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem como objetivo refletir sobre o hábito de leitura dos estudantes do curso de Letras da Uneal Campus- V. Dessa forma, as perguntas que buscamos responder são: os estudantes do curso de Letras da Uneal Campus- V são leitores proficientes? O que esses estudantes leem? Com que frequência eles leem? Para esses estudantes a leitura é considerada importante na formação acadêmica?  Mais especificamente, qual o hábito de leitura dos alunos graduandos do curso de Letras da Uneal Campus V? Para responder às indagações fez-se necessário aplicar um questionário a um total de 30 estudantes, matriculados no curso de Letras, bem como, recorrer a pesquisadores que abordam a temática da leitura. Acreditamos que a leitura perpassa toda a vida acadêmica do estudante e constitui-se em uma ferramenta profícua para a formação do sujeito crítico e reflexivo. Nessa perspectiva é por meio da leitura que o estudante tem acesso aos mais diversos conhecimentos adquiridos pela sociedade, tornando em uma atividade imprescindível para a formação acadêmica. A pesquisa revelou que apesar dos discentes reconhecerem a leitura como uma atividade de grande importância no meio acadêmico, uma parcela significativa dos estudantes não mantém a leitura como hábito cotidiano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-30

Como Citar

OLIVEIRA DE SANTANA NOVAIS, Juliana; AVELINO MATINIANO DA SILVA, Marta. Refletindo sobre o hábito de leitura dos estudantes do curso de letras . Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 73, p. 28–41, 2022. DOI: 10.28998/2317-9945.202273.28-41. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13148. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos