Refletindo sobre o hábito de leitura dos estudantes do curso de letras
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202273.28-41Resumen
Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem como objetivo refletir sobre o hábito de leitura dos estudantes do curso de Letras da Uneal Campus- V. Dessa forma, as perguntas que buscamos responder são: os estudantes do curso de Letras da Uneal Campus- V são leitores proficientes? O que esses estudantes leem? Com que frequência eles leem? Para esses estudantes a leitura é considerada importante na formação acadêmica? Mais especificamente, qual o hábito de leitura dos alunos graduandos do curso de Letras da Uneal Campus V? Para responder às indagações fez-se necessário aplicar um questionário a um total de 30 estudantes, matriculados no curso de Letras, bem como, recorrer a pesquisadores que abordam a temática da leitura. Acreditamos que a leitura perpassa toda a vida acadêmica do estudante e constitui-se em uma ferramenta profícua para a formação do sujeito crítico e reflexivo. Nessa perspectiva é por meio da leitura que o estudante tem acesso aos mais diversos conhecimentos adquiridos pela sociedade, tornando em uma atividade imprescindível para a formação acadêmica. A pesquisa revelou que apesar dos discentes reconhecerem a leitura como uma atividade de grande importância no meio acadêmico, uma parcela significativa dos estudantes não mantém a leitura como hábito cotidiano.