Ensino e aprendizagem de leitura: leitura integrativa e políticas cognitivas e(m) livros didáticos

Diego da Silva Vargas
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
http://orcid.org/0000-0001-6292-256X

Palavras-chave: Leitura. Livros Didáticos. Políticas cognitivas. Linguística Aplicada. Educação Linguística .

Resumo

Neste artigo, procuro discutir como o tema das políticas cognitivas pode contribuir para o debate sobre o ensino de leitura na escola brasileira. Com base em uma perspectiva cartográfica, que recolhe resultados de pesquisas, exemplos de livros didáticos e minha experiência como professor-pesquisador, parto do debate sobre Educação Linguística no enquadre teórico-ético da Linguística Aplicada e busco nos conceitos de Leitura Integrativa e de Políticas Cognitivas referenciais para discutir as bases que sustentam a leitura na escola. Sem buscar generalizações, como exemplos, trago atividades de livros didáticos, tomando-os como metonimizadores das expectativas que a escola coloca sobre professores e alunos. A abordagem aqui construída pretende contribuir para irmos, no debate sobre o ensino de leitura, além da discussão sobre os textos que circulam no tempo-espaço escolar, sendo necessária também a análise das atividades de leitura trazidas nos materiais, pois elas constroem modelos de leitura e perfis de leitores.

Biografia(s)

Diego da Silva Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui o Mestrado em Letras Vernáculas, o Bacharelado e a Licenciatura em Letras - Português/Espanhol também pela UFRJ e Especialização em Psicopedagogia (IAVM-UCAM). É Professor Adjunto do Departamento de Didática da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras. Tem experiência em pesquisa na área de Educação e de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Educação Linguística.

  • Edição: n. 67 (2020)
  • Seção: Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)
  • Publicado: 15/12/2020
  • DOI: 10.28998/2317-9945.202067.39-54

Como Citar

VARGAS, D. da S. Ensino e aprendizagem de leitura: leitura integrativa e políticas cognitivas e(m) livros didáticos. Leitura, [S. l.], n. 67, p. 39–54, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.39-54. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11091. Acesso em: 10 dez. 2023.

Licença

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