e-ISSN: 2317-9945 | ISSN: 0103-6858
Palavras-chave: Leitura. Livros Didáticos. Políticas cognitivas. Linguística Aplicada. Educação Linguística .
Neste artigo, procuro discutir como o tema das políticas cognitivas pode contribuir para o debate sobre o ensino de leitura na escola brasileira. Com base em uma perspectiva cartográfica, que recolhe resultados de pesquisas, exemplos de livros didáticos e minha experiência como professor-pesquisador, parto do debate sobre Educação Linguística no enquadre teórico-ético da Linguística Aplicada e busco nos conceitos de Leitura Integrativa e de Políticas Cognitivas referenciais para discutir as bases que sustentam a leitura na escola. Sem buscar generalizações, como exemplos, trago atividades de livros didáticos, tomando-os como metonimizadores das expectativas que a escola coloca sobre professores e alunos. A abordagem aqui construída pretende contribuir para irmos, no debate sobre o ensino de leitura, além da discussão sobre os textos que circulam no tempo-espaço escolar, sendo necessária também a análise das atividades de leitura trazidas nos materiais, pois elas constroem modelos de leitura e perfis de leitores.
Diego da Silva Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui o Mestrado em Letras Vernáculas, o Bacharelado e a Licenciatura em Letras - Português/Espanhol também pela UFRJ e Especialização em Psicopedagogia (IAVM-UCAM). É Professor Adjunto do Departamento de Didática da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras. Tem experiência em pesquisa na área de Educação e de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Educação Linguística.