Explorando o diálogo entre a pesquisa etnográfica e a linguística aplicada: dinâmicas linguísticas no contexto educacional

Autores

  • Géssica Gonçalves Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Jeane Aparecida Martins dos Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Raniere Nunes da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Cícero da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins http://orcid.org/0000-0001-6071-6711

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.05-21

Resumo

Este artigo apresenta discussões a respeito da metodologia de pesquisa etnográfica para os estudos aplicados da linguagem. Assim, analisam-se como são realizados os trabalhos que apresentam a Etnografia como base metodológica e seus instrumentos no desenvolvimento das pesquisas. Nessa esteira, reflete-se sobre a Etnografia a partir da educação, enquanto área de estudo, e sua relação com a Linguística Aplicada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa interpretativista. O corpus é constituído de dez artigos publicados entre os anos de 2017-2022 na revista Trabalhos em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Para análise dos dados, utilizou-se dos estudos de Lüdke e André (1986), Wielewicki (2001), André (1995), Damianovic (2005), Mello (2019), como aporte teórico. Este trabalho aponta o crescente interesse de pesquisadores pela Etnografia, bem como a necessidade de compreender a multiplicidade de nomenclaturas e significados empregados em estudos dessa natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Gonçalves Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licenciada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi professora temporária de Língua Espanhola no Centro de Ensino 09 (CEM 09) pela Secretaria de Educação do DF (2019). Doutoranda e Bolsista Capes no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Jeane Aparecida Martins dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Leonardo da Vince (UNIASSELVI), em Letras - português e espanhol pelo Centro Universitário UNIFAEl, possui especialização em Administração, Supervisão e Orientação Escolar pela UNIASSELVI e é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Atua como coordenadora pedagógica na Escola Guimarães Rosa, da rede Municipal de Itupiranga-Pará.

Raniere Nunes da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorando em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestre em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Letras Português-Inglês pela Unicesumar. Faz parte do projeto "Exploração técnico-científica e pedagógica de corpora linguísticos no ensino da escrita na universidade".

Cícero da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado em Letras - Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/IBILCE) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Foi bolsista de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PDJ/CNPq. É Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música e no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT). Editor-chefe da revista EntreLetras e editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Linguagem e Letramento (GEELL/UFNT/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital (UNESP/CNPq). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramentos, práticas pedagógicas em Educação do Campo (Pedagogia da Alternância). É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) e da Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 39-50, jul. 2001.

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

CANÇADO, M. Um estudo sobre a pesquisa etnográfica em sala de aula. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 23, p.55-69, 1994.

CARDOSO, A. C. S. O feedback aluno-aluno em um ambiente virtual de aprendizagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, p. 383-409, 2018.

CARNEIRO, A. S. R. “A dificuldade não é falar, mas ler Freud em português”: Um olhar para as práticas de letramento na educação superior de estudantes haitianos no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, p. 33-61, 2019.

CHIAN, M. M. Tracing the development of literacy practices for integrating interdisciplinary curriculum in higher education: interactional ethnographic study. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, p. 173-212, 2020.

DAMIANOVIC, M. C. O lingüista aplicado: de um aplicador de saberes a um ativista político. In: LEFFA, V.J. (Ed.). Linguagem e Ensino. Pelotas, RS: EDUCAT, 2005. p. 181-196.

DELAMONT, S.; HAMILTON, D. “Classroom research: A critique and a new approach”. In: STUBBS, M.; DELAMONT, S. (Orgs.). Explorations in classroom observation. Londres, John Wiley, 1976. p. 181-196.

ELLIS, C.; BOCHNER, A. P. Autoethnography, personalnarrative, reflexivity. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Eds.). Handbook of qualitative research. 2. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2000. p. 733-768.

GARCEZ, P. M. Point-making styles in cross-cultural business negotiation: A microethnographic study. English for Specific Purposes, p. 103-120, 1993.

GARCEZ, P. M.; SCHULZ, L. Olhares circunstanciados: etnografia da linguagem e pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 31, n. 4, p. 1-34, 2015.

GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-81, jul. 2001.

GREEN, J. L.; DIXON, C. N.; ZAHARLICK, A. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 42, p. 13-79, dez. 2005.

GUPTA, K. C.-L. Researcher-teacher collaboration in adopting critical content and language integrated learning (clil): processes, challenges and outcomes. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, p. 42-77, 2020.

HELLER, A. O cotidiano e a história. 3.ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1989.

LARCHERT, J. M. O estudo de caso do tipo etnográfico na pesquisa em educação. In: MORORÓ, L. P.; COUTO, M.; ASSIS, R. (Orgs.). Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias [online]. Ilhéus, BA: EDITUS, 2017. p. 123-141.

LOPES, A. C. et al. Desregulamentando dicotomias: transletramentos, sobrevivências, nascimentos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, p. 753-780, 2017.

LÓPEZ, G. L. O método etnográfico como um paradigma científico e sua aplicação na pesquisa. Textura - Revista de Educação e Letras, Canoas, v. 1, n. 1, p. 45-50, 1999.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, v. 2, p. 25-44, 1986.

MAINARDES, J. Pesquisa etnográfica: elementos essenciais. In: MAINARDES, J. Pesquisa Social: reflexões teóricas e metodológicas. Ponta Grossa, PR: Todapalavra, 2007. p. 99-123.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, SP: Atlas, 2003.

MATTOS, C. L. G.; CASTRO, P. A. Estudos etnográficos da educação: uma revisão de tendências no Brasil. In: MATTOS, C. L. G.; CASTRO, P. A. Etnografia e educação: conceitos e usos. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2011. p. 25-48.

MELLO, D. A antropologia como uma forma de olhar o mundo: uma conversa com Karina Kuschnir. Entrevista concedida a Diana B. Mello. Kula: Antropología y Ciencias Sociales, n. 20/21, p. 22-29, dic., 2019.

OLMOS-LÓPEZ, P.; TUSTING, K. Autoethnography and the study of academic literacies: exploring space, team research and mentoring. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, p. 264-295, 2020.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SENA, J. Corpos dissidentes, saúde sexual e microbiopolíticas de resistência na Amazônia atlântica. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, p. 1710-1734, 2020.

SILVA, C.; GONÇALVES, A. V. A etnografia e suas contribuições para o desenvolvimento de uma pesquisa no contexto de ensino da Pedagogia da Alternância. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, p. 551-578, 2018.

SILVA, D. C. P. (Meta) pragmática da violência linguística: patologização das vidas trans em comentários online. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, p. 956-985, 2019.

SILVA, S. A. Desvelando a Netnografia: um guia teórico e prático. Intercom, Rev Bras Ciênc Comun [Internet], v. 38. n. 2, p. 339-342, jul. 2015. https://doi.org/10.1590/1809-58442015217

SILVA, R. B.; RESENDE, V. M. Campanha pela liberdade de Rafael Braga: corpos aliados e a produção de comunidades epistêmicas em resposta à antinegritude. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, p. 1735-1757, 2020.

SPRADLEY, J. The ethnographic interview. Fort Worth, TX: Holt, Rinehart and Wiston, 1979.

WIELEWICKI, V. H. G. A pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, v. 23, n. 1, p. 27-32, 2001.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Como Citar

SANTOS, Géssica Gonçalves; SANTOS, Jeane Aparecida Martins dos; SILVA, Raniere Nunes da; SILVA, Cícero da. Explorando o diálogo entre a pesquisa etnográfica e a linguística aplicada: dinâmicas linguísticas no contexto educacional. Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 05–21, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.05-21. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16122. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos