Explorando o diálogo entre a pesquisa etnográfica e a linguística aplicada: dinâmicas linguísticas no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.05-21Resumo
Este artigo apresenta discussões a respeito da metodologia de pesquisa etnográfica para os estudos aplicados da linguagem. Assim, analisam-se como são realizados os trabalhos que apresentam a Etnografia como base metodológica e seus instrumentos no desenvolvimento das pesquisas. Nessa esteira, reflete-se sobre a Etnografia a partir da educação, enquanto área de estudo, e sua relação com a Linguística Aplicada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa interpretativista. O corpus é constituído de dez artigos publicados entre os anos de 2017-2022 na revista Trabalhos em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Para análise dos dados, utilizou-se dos estudos de Lüdke e André (1986), Wielewicki (2001), André (1995), Damianovic (2005), Mello (2019), como aporte teórico. Este trabalho aponta o crescente interesse de pesquisadores pela Etnografia, bem como a necessidade de compreender a multiplicidade de nomenclaturas e significados empregados em estudos dessa natureza.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 39-50, jul. 2001.
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
CANÇADO, M. Um estudo sobre a pesquisa etnográfica em sala de aula. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 23, p.55-69, 1994.
CARDOSO, A. C. S. O feedback aluno-aluno em um ambiente virtual de aprendizagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, p. 383-409, 2018.
CARNEIRO, A. S. R. “A dificuldade não é falar, mas ler Freud em português”: Um olhar para as práticas de letramento na educação superior de estudantes haitianos no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, p. 33-61, 2019.
CHIAN, M. M. Tracing the development of literacy practices for integrating interdisciplinary curriculum in higher education: interactional ethnographic study. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, p. 173-212, 2020.
DAMIANOVIC, M. C. O lingüista aplicado: de um aplicador de saberes a um ativista político. In: LEFFA, V.J. (Ed.). Linguagem e Ensino. Pelotas, RS: EDUCAT, 2005. p. 181-196.
DELAMONT, S.; HAMILTON, D. “Classroom research: A critique and a new approach”. In: STUBBS, M.; DELAMONT, S. (Orgs.). Explorations in classroom observation. Londres, John Wiley, 1976. p. 181-196.
ELLIS, C.; BOCHNER, A. P. Autoethnography, personalnarrative, reflexivity. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Eds.). Handbook of qualitative research. 2. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2000. p. 733-768.
GARCEZ, P. M. Point-making styles in cross-cultural business negotiation: A microethnographic study. English for Specific Purposes, p. 103-120, 1993.
GARCEZ, P. M.; SCHULZ, L. Olhares circunstanciados: etnografia da linguagem e pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 31, n. 4, p. 1-34, 2015.
GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-81, jul. 2001.
GREEN, J. L.; DIXON, C. N.; ZAHARLICK, A. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 42, p. 13-79, dez. 2005.
GUPTA, K. C.-L. Researcher-teacher collaboration in adopting critical content and language integrated learning (clil): processes, challenges and outcomes. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, p. 42-77, 2020.
HELLER, A. O cotidiano e a história. 3.ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1989.
LARCHERT, J. M. O estudo de caso do tipo etnográfico na pesquisa em educação. In: MORORÓ, L. P.; COUTO, M.; ASSIS, R. (Orgs.). Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias [online]. Ilhéus, BA: EDITUS, 2017. p. 123-141.
LOPES, A. C. et al. Desregulamentando dicotomias: transletramentos, sobrevivências, nascimentos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, p. 753-780, 2017.
LÓPEZ, G. L. O método etnográfico como um paradigma científico e sua aplicação na pesquisa. Textura - Revista de Educação e Letras, Canoas, v. 1, n. 1, p. 45-50, 1999.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, v. 2, p. 25-44, 1986.
MAINARDES, J. Pesquisa etnográfica: elementos essenciais. In: MAINARDES, J. Pesquisa Social: reflexões teóricas e metodológicas. Ponta Grossa, PR: Todapalavra, 2007. p. 99-123.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, SP: Atlas, 2003.
MATTOS, C. L. G.; CASTRO, P. A. Estudos etnográficos da educação: uma revisão de tendências no Brasil. In: MATTOS, C. L. G.; CASTRO, P. A. Etnografia e educação: conceitos e usos. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2011. p. 25-48.
MELLO, D. A antropologia como uma forma de olhar o mundo: uma conversa com Karina Kuschnir. Entrevista concedida a Diana B. Mello. Kula: Antropología y Ciencias Sociales, n. 20/21, p. 22-29, dic., 2019.
OLMOS-LÓPEZ, P.; TUSTING, K. Autoethnography and the study of academic literacies: exploring space, team research and mentoring. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, p. 264-295, 2020.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
SENA, J. Corpos dissidentes, saúde sexual e microbiopolíticas de resistência na Amazônia atlântica. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, p. 1710-1734, 2020.
SILVA, C.; GONÇALVES, A. V. A etnografia e suas contribuições para o desenvolvimento de uma pesquisa no contexto de ensino da Pedagogia da Alternância. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, p. 551-578, 2018.
SILVA, D. C. P. (Meta) pragmática da violência linguística: patologização das vidas trans em comentários online. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, p. 956-985, 2019.
SILVA, S. A. Desvelando a Netnografia: um guia teórico e prático. Intercom, Rev Bras Ciênc Comun [Internet], v. 38. n. 2, p. 339-342, jul. 2015. https://doi.org/10.1590/1809-58442015217
SILVA, R. B.; RESENDE, V. M. Campanha pela liberdade de Rafael Braga: corpos aliados e a produção de comunidades epistêmicas em resposta à antinegritude. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, p. 1735-1757, 2020.
SPRADLEY, J. The ethnographic interview. Fort Worth, TX: Holt, Rinehart and Wiston, 1979.
WIELEWICKI, V. H. G. A pesquisa etnográfica como construção discursiva. Acta Scientiarum, Maringá, v. 23, n. 1, p. 27-32, 2001.