Explorando o diálogo entre a pesquisa etnográfica e a linguística aplicada: dinâmicas linguísticas no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.05-21Abstract
Este artigo apresenta discussões a respeito da metodologia de pesquisa etnográfica para os estudos aplicados da linguagem. Assim, analisam-se como são realizados os trabalhos que apresentam a Etnografia como base metodológica e seus instrumentos no desenvolvimento das pesquisas. Nessa esteira, reflete-se sobre a Etnografia a partir da educação, enquanto área de estudo, e sua relação com a Linguística Aplicada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa interpretativista. O corpus é constituído de dez artigos publicados entre os anos de 2017-2022 na revista Trabalhos em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Para análise dos dados, utilizou-se dos estudos de Lüdke e André (1986), Wielewicki (2001), André (1995), Damianovic (2005), Mello (2019), como aporte teórico. Este trabalho aponta o crescente interesse de pesquisadores pela Etnografia, bem como a necessidade de compreender a multiplicidade de nomenclaturas e significados empregados em estudos dessa natureza.
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