Explorando o diálogo entre a pesquisa etnográfica e a linguística aplicada: dinâmicas linguísticas no contexto educacional

Autori

  • Géssica Gonçalves Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Jeane Aparecida Martins dos Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Raniere Nunes da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Cícero da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins http://orcid.org/0000-0001-6071-6711

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.05-21

Abstract

Este artigo apresenta discussões a respeito da metodologia de pesquisa etnográfica para os estudos aplicados da linguagem. Assim, analisam-se como são realizados os trabalhos que apresentam a Etnografia como base metodológica e seus instrumentos no desenvolvimento das pesquisas. Nessa esteira, reflete-se sobre a Etnografia a partir da educação, enquanto área de estudo, e sua relação com a Linguística Aplicada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa interpretativista. O corpus é constituído de dez artigos publicados entre os anos de 2017-2022 na revista Trabalhos em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Para análise dos dados, utilizou-se dos estudos de Lüdke e André (1986), Wielewicki (2001), André (1995), Damianovic (2005), Mello (2019), como aporte teórico. Este trabalho aponta o crescente interesse de pesquisadores pela Etnografia, bem como a necessidade de compreender a multiplicidade de nomenclaturas e significados empregados em estudos dessa natureza.

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Biografie autore

Géssica Gonçalves Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licenciada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi professora temporária de Língua Espanhola no Centro de Ensino 09 (CEM 09) pela Secretaria de Educação do DF (2019). Doutoranda e Bolsista Capes no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Jeane Aparecida Martins dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Leonardo da Vince (UNIASSELVI), em Letras - português e espanhol pelo Centro Universitário UNIFAEl, possui especialização em Administração, Supervisão e Orientação Escolar pela UNIASSELVI e é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Atua como coordenadora pedagógica na Escola Guimarães Rosa, da rede Municipal de Itupiranga-Pará.

Raniere Nunes da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutorando em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestre em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Letras Português-Inglês pela Unicesumar. Faz parte do projeto "Exploração técnico-científica e pedagógica de corpora linguísticos no ensino da escrita na universidade".

Cícero da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

He holds a B.A. in English and Portuguese from the State University of Tocantins (Unitins), a Ph.D. and a Master’s Degree in Letters: Language and literature teaching from the Federal University of Tocantins (UFT), and a Postdoctorate in Applied Linguistics at the São Paulo State University (Unesp). Graduation Professor in Rural Education: Arts and Music and in the Linguistic and Literature graduate program of the Federal University of Northern Tocantins (UFNT), Brazil. Leader of Research Group on Education, Language, and Literacy - GEELL/UFNT/CNPq and Editor-chief of EntreLetras Journal. He has experience in the area of Applied Linguistics and Rural Education, working mainly on the following topics: discoursive genres, reading/writing practices, literacy, didactic material, and pedagogical practices in Rural Education (Pedagogy of Alternation). He is a member of the Brazilian Association of Linguistics (ABRALIN), the Linguistic Studies Group of the São Paulo State (GEL), and the Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER), Mexico.

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Pubblicato

2024-07-27

Come citare

SANTOS, Géssica Gonçalves; SANTOS, Jeane Aparecida Martins dos; SILVA, Raniere Nunes da; SILVA, Cícero da. Explorando o diálogo entre a pesquisa etnográfica e a linguística aplicada: dinâmicas linguísticas no contexto educacional. Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 05–21, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.05-21. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16122. Acesso em: 19 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Estudos Linguísticos