O discurso da precarização do trabalho no governo Bolsonaro: ultraneoliberalismo e a destruição das bases de proteção social do Estado

Autores

  • Andre Luis Guimarães da Rocha Universidade Federal de Alagoas
  • Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.160-177

Resumo

Este trabalho analisa o discurso sobre os direitos trabalhistas materializado em propostas do governo Bolsonaro. Objetiva contribuir para o desvelamento da ideologia que sustenta tal discurso e os silenciamentos nele contidos, identificando as consequências de tais propostas para o trabalhador e o contexto amplo e restrito que possibilita que um discurso dessa natureza possa ser produzido e ainda tenha a adesão da classe trabalhadora. Num contexto amplo de crise estrutural do capital, de insurgência de ideais neoliberais como solução e sublevação de uma extrema direita; reestruturação produtiva do capital através do paradigma toyotista; 4º Revolução Industrial e uberização do trabalho e num contexto restrito de fracasso da política de conciliação de classes; golpe parlamentar e judicial; aceleração de políticas neoliberais ascende um discurso que subsume a ideologia ultraneoliberal, atuando sob o engodo da “ordem, da moral, dos bons costumes e do caminho da prosperidade econômica”. Com o intuito de atingir nosso intento, debruçamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de perspectiva materialista-histórica. A partir de uma pesquisa de natureza discursiva, evidenciamos o funcionamento da ideologia ultraneoliberal, destruindo as bases de proteção social do Estado, tornando o trabalhador mais vulnerável ao processo de exploração de sua força de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Luis Guimarães da Rocha, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Administração Pública - Bacharelado - pela Universidade Estadual de Alagoas (2011) e licenciatura em matemática pela UNIASSELVI, Especialização em Docência do Ensino Superior pelo CESMAC - Centro de Estudos Superiores de Maceió (2013), Mestrado em Linguística, na linha Discurso: sujeito, história e ideologia e cursa o doutorado na mesma linha de pesquisa. Tal linha realiza estudos acerca do discurso e das concepções de linguagem e de língua como materialidades significantes historicamente produzidas, do ponto de vista da problematização do sujeito e das formações histórico-ideológicas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Na área da docência, foi professor voluntário da FACIMA-TI – Faculdade da Cidade de Maceió para a Terceira Idade, ministrando a disciplina Educação Financeira. Hoje coordena o curso de Administração da FAMA - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió, onde também ocupa as cadeiras de Administração Mercadológica e Administração da Produção e de Materiais e Coordena o NEAD - Núcleo de Educação à Distância.

Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1969), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Atualmente é professora associada 2 da Universidade Federal de Alagoas. Atua como docente, no Programa de Mestrado e doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e no Programa de Mestrado e Doutorado em Letras e Lingüística da Faculdade de Letras da UFAL. É líder do grupo de pesquisa Políticas públicas: história e discurso e pesquisadora colaboradora do grupo de pesquisa Estudos do Discurso e Ontologia. Publicações no último triênio - Livros organizados: Educação de jovens e adultos:autonomia ou adaptação -uma abordagem discursiva - Campinas, Mercado de Letras, 2013; Políticas públicas e Estado capitalista:diferentes olhares e discursos circulantes. Livro publicado em co-autoria com Rita Magna dos reis Lôbo de Vasconcelos - A educação mudando o Brasil? uma abordagem discursiva da propaganda oficial - Maceió, EDUFAL, 2013. Publicações em periódicos: O público produzindo sentido na atualidade: memória e (des)estabilização - Conexão Letras, UFRGS, 2013. (E m co-autoria com Tatiana Magalhães Florêncio; Das questões fundantes do discurso á instância da política: uma síntese de múltiplas determinações. Revista Leitura, Maceió, EDUFAL, 2013, além de dois capítulos publicados nos livros organizados.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

GUIMARÃES DA ROCHA, Andre Luis; AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE, Maria do Socorro. O discurso da precarização do trabalho no governo Bolsonaro: ultraneoliberalismo e a destruição das bases de proteção social do Estado. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 76, p. 160–177, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202376.160-177. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13583. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista