O discurso da precarização do trabalho no governo Bolsonaro: ultraneoliberalismo e a destruição das bases de proteção social do Estado

Autores/as

  • Andre Luis Guimarães da Rocha Universidade Federal de Alagoas
  • Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.160-177

Resumen

Este trabalho analisa o discurso sobre os direitos trabalhistas materializado em propostas do governo Bolsonaro. Objetiva contribuir para o desvelamento da ideologia que sustenta tal discurso e os silenciamentos nele contidos, identificando as consequências de tais propostas para o trabalhador e o contexto amplo e restrito que possibilita que um discurso dessa natureza possa ser produzido e ainda tenha a adesão da classe trabalhadora. Num contexto amplo de crise estrutural do capital, de insurgência de ideais neoliberais como solução e sublevação de uma extrema direita; reestruturação produtiva do capital através do paradigma toyotista; 4º Revolução Industrial e uberização do trabalho e num contexto restrito de fracasso da política de conciliação de classes; golpe parlamentar e judicial; aceleração de políticas neoliberais ascende um discurso que subsume a ideologia ultraneoliberal, atuando sob o engodo da “ordem, da moral, dos bons costumes e do caminho da prosperidade econômica”. Com o intuito de atingir nosso intento, debruçamo-nos nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de perspectiva materialista-histórica. A partir de uma pesquisa de natureza discursiva, evidenciamos o funcionamento da ideologia ultraneoliberal, destruindo as bases de proteção social do Estado, tornando o trabalhador mais vulnerável ao processo de exploração de sua força de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andre Luis Guimarães da Rocha, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Administração Pública - Bacharelado - pela Universidade Estadual de Alagoas (2011) e licenciatura em matemática pela UNIASSELVI, Especialização em Docência do Ensino Superior pelo CESMAC - Centro de Estudos Superiores de Maceió (2013), Mestrado em Linguística, na linha Discurso: sujeito, história e ideologia e cursa o doutorado na mesma linha de pesquisa. Tal linha realiza estudos acerca do discurso e das concepções de linguagem e de língua como materialidades significantes historicamente produzidas, do ponto de vista da problematização do sujeito e das formações histórico-ideológicas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Na área da docência, foi professor voluntário da FACIMA-TI – Faculdade da Cidade de Maceió para a Terceira Idade, ministrando a disciplina Educação Financeira. Hoje coordena o curso de Administração da FAMA - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió, onde também ocupa as cadeiras de Administração Mercadológica e Administração da Produção e de Materiais e Coordena o NEAD - Núcleo de Educação à Distância.

Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1969), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Atualmente é professora associada 2 da Universidade Federal de Alagoas. Atua como docente, no Programa de Mestrado e doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e no Programa de Mestrado e Doutorado em Letras e Lingüística da Faculdade de Letras da UFAL. É líder do grupo de pesquisa Políticas públicas: história e discurso e pesquisadora colaboradora do grupo de pesquisa Estudos do Discurso e Ontologia. Publicações no último triênio - Livros organizados: Educação de jovens e adultos:autonomia ou adaptação -uma abordagem discursiva - Campinas, Mercado de Letras, 2013; Políticas públicas e Estado capitalista:diferentes olhares e discursos circulantes. Livro publicado em co-autoria com Rita Magna dos reis Lôbo de Vasconcelos - A educação mudando o Brasil? uma abordagem discursiva da propaganda oficial - Maceió, EDUFAL, 2013. Publicações em periódicos: O público produzindo sentido na atualidade: memória e (des)estabilização - Conexão Letras, UFRGS, 2013. (E m co-autoria com Tatiana Magalhães Florêncio; Das questões fundantes do discurso á instância da política: uma síntese de múltiplas determinações. Revista Leitura, Maceió, EDUFAL, 2013, além de dois capítulos publicados nos livros organizados.

Publicado

2023-06-23

Cómo citar

GUIMARÃES DA ROCHA, Andre Luis; AGUIAR DE OLIVEIRA CAVALCANTE, Maria do Socorro. O discurso da precarização do trabalho no governo Bolsonaro: ultraneoliberalismo e a destruição das bases de proteção social do Estado. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 76, p. 160–177, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202376.160-177. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13583. Acesso em: 16 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista