Dimensões do letramento acadêmico e a intermediação sensível em um curso de Letras na modalidade a distância
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.08-23Palavras-chave:
Letramento Acadêmico. Educação a distância. Intermediação SensívelResumo
Temos por objetivo refletir sobre a prática de leitura e escrita de alunos/as de Letras, da modalidade a distância, buscando identificar, a partir dos acontecimentos que contextualizaram as produções por eles/as escritas, a relação entre seu processo de letramento (STREET, 1984) e a atuação do professor. Utilizando pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada, das pesquisas qualitativas (CHIZZOTTI, 1998, 2008) e da natureza interpretativista dos estudos discursivos (MOITA LOPES, 1996; 2006), analisamos duas produções de um aluno e de uma aluna na disciplina Fundamentos da Linguística I, de um curso de Letras a distância, encaminhadas por um professor por meio de uma consígnia de atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para fins de análise, subdividimos as discussões acerca da prática de Letramento Acadêmico (LILLIS 2003; ZAVALA, 2010) em três dimensões: a dimensão da prática com o gênero; a dimensão da tessitura textual; a dimensão discursiva. As análises apontam a necessidade de uma intermediação sensível na qual as orientações e os acompanhamentos do professor sejam pautados em planejamento para a escrita nos seus diversos aspectos, avaliação do processo de escrita, com devido retorno do que foi observado, e desnaturalização de crenças sobre o que os estudantes já teriam proficiência nos gêneros acadêmicos, considerando seus históricos de letramentos.