Literatura infantil na escola de anos iniciais: percepções, desafios e possibilidades de promoção do letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.138-157Palavras-chave:
Literatura Infantil, Letramento Literário, Escolarização da literatura, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
Este artigo ressalta a relevância das práticas de letramento literário na escola de anos iniciais do ensino fundamental. Baseando-se em uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, o estudo analisa as percepções, desafios e possibilidades da escolarização adequada da literatura infantil sob a perspectiva de uma pedagoga e quatro professoras de uma escola pública de Ponta Grossa, Paraná. Os resultados revelam que a literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, embora existam desafios significativos para a sua curricularização, tais como o desinteresse dos alunos, a falta de tempo, as avaliações externas e a falta de incentivo familiar. As estratégias propostas incluem a implementação de práticas de leitura literária na escola (leitura livre, fichas de leitura, projetos) bem como o incentivo à extensão dessas práticas no contexto familiar. Conclui-se que a promoção do letramento literário requer um planejamento intencional e a colaboração entre escola e família para formar leitores críticos e reflexivos desde os primeiros anos de escolarização.
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