Literatura infantil na escola de anos iniciais: percepções, desafios e possibilidades de promoção do letramento literário

Autores

  • Giselle Cristina Smaniotto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Renata Cristina Almeida Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.138-157

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Letramento Literário, Escolarização da literatura, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo ressalta a relevância das práticas de letramento literário na escola de anos iniciais do ensino fundamental. Baseando-se em uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, o estudo analisa as percepções, desafios e possibilidades da escolarização adequada da literatura infantil sob a perspectiva de uma pedagoga e quatro professoras de uma escola pública de Ponta Grossa, Paraná. Os resultados revelam que a literatura infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, embora existam desafios significativos para a sua curricularização, tais como o desinteresse dos alunos, a falta de tempo, as avaliações externas e a falta de incentivo familiar. As estratégias propostas incluem a implementação de práticas de leitura literária na escola (leitura livre, fichas de leitura, projetos) bem como o incentivo à extensão dessas práticas no contexto familiar. Conclui-se que a promoção do letramento literário requer um planejamento intencional e a colaboração entre escola e família para formar leitores críticos e reflexivos desde os primeiros anos de escolarização.

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Biografia do Autor

Giselle Cristina Smaniotto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Linguística - área Linguística Aplicada (UFSC). Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Renata Cristina Almeida Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

30-03-2025

Como Citar

SMANIOTTO, Giselle Cristina; OLIVEIRA, Renata Cristina Almeida. Literatura infantil na escola de anos iniciais: percepções, desafios e possibilidades de promoção do letramento literário. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 138–157, 2025. DOI: 10.28998/2317-9945.202584.138-157. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18329. Acesso em: 16 abr. 2025.

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