EaD versus ERE: implicações para o ensino de língua espanhola em situações de emergência
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202272.49-61Resumo
A pandemia ocasionada pelo coronavírus (COVID-19) tem afetado a sociedade em diferentes esferas e na educação não tem sido diferente. Devido ao isolamento social exigido nesse contexto, foi necessário a adoção do ensino remoto emergencial como forma de minimizar os impactos da pandemia no contexto escolar. Assim, as atividades educacionais, antes totalmente presenciais, passaram a ser realizadas através de tecnologias digitais. Neste sentido, tratamos, neste artigo, das estratégias empregadas para desenvolver e aperfeiçoar as ações didáticas em situações emergenciais no ensino de língua espanhola. Pretendemos, no estudo em questão, mais especificamente: descrever as especificidades da Educação a Distância e do Ensino Remoto Emergencial comparando-as e propor orientações para aulas de língua espanhola considerando as especificidades da utilização dos recursos online durante situações de emergência. Neste sentido, o estudo é relevante tanto para os docentes que queiram tirar maior proveito tecnológico em suas aulas, como para as instituições educativas que precisam, cada vez mais, estar preparadas para a inserção de tecnologias digitais em seus contextos de ensino e aprendizagem.