Desvairadas para além de 22: modernismo, vanguarda e outros tons do feminino

Autores

  • Elaine Raposo IFAL Maceió
  • Izabel F. O. Brandão Universidade Federal de Alagoas
  • Laureny Aparecida Lourenço da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sávio Roberto Fonsêca de Freitas Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Apresentação dossiê 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Raposo, IFAL Maceió

Doutora em Estudos Literários pelo PPGLL, UFAL. Pesquisa literatura de autoria feminina, com ênfase para as escritoras alagoana. Realizou pesquisa de mestrado e de doutorado acerca da obra da escritora alagoana Arriete Vilela. É professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió, onde desenvolve ações voltadas para a formação de leitoras e de leitores a partir de textos de autoria feminina. É Mediadora do clube de leitura Um Teto Todo Nosso. É líder do Gegra, Grupos de Estudos de Gênero e Raça/ IFAL / CNPq. É vice-líder do Digeneri, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Corpo, Diversidade, Gênero e Inclusão. Compõe o Nugedis, Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidades do Ifal, Campus Maceió. É integrante do Mare&sal (UFAL/ CNPq), Estudos e Pesquisas Interdisciplinares e do Nela, Núcleo de Estudos de Literatura Alagoana (UFAL/CNPq).

Izabel F. O. Brandão, Universidade Federal de Alagoas

Pesquisadora do CNPq desde 2007, é Ph.D em Literatura Inglesa pela University of Sheffield (Inglaterra), com Pós-Doutorado na UFMG (2010). Professora titular da UFAL (aposentada), atua como voluntária na área de Letras, junto ao PPGLL. Membra do GT A Mulher na Literatura da ANPOLL. Tem pesquisado sobre autoras brasileiras e estrangeiras contemporâneas, atualmente na área dos estudos ecológicos – ecocrítica feminista e/ou ecofeminismo. Coordena o Grupo Mare&sal: Estudos e Pesquisas Interdisciplinares, desde 1997. Tem publicado extensivamente no país e no exterior e, entre suas publicações, estão: Traduções da Cultura: perspectivas críticas feministas (2017) (em colaboração), indicado ao Jabuti em 2018, dois livros sobre D.H Lawrencce, sendo o último – Encontros feministas com D. H. Lawrence, lançado na última Bienal da Edufal, em agosto de 2023. Publicou também Literatura e ecologia: trilhando novos caminhos críticos (2019) (em colaboração). Foi editora da Revista Leitura (2011-2014), tendo organizado várias edições. É também poeta.

Laureny Aparecida Lourenço da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Espanhol, com ênfase no ensino de Língua Espanhola e de suas literaturas. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários nas áreas de Teoria da Literatura e Literatura Comparada e Literaturas Modernas e Contemporâneas. Doutora em Estudos Literários pela UFAL (2014), Mestrado em Estudos Literários (2008) e Graduação em Letras (2005) pela UFMG. Desenvolve pesquisa na área de literatura de autoria feminina e literatura dramática. Atualmente é supervisora dos cursos de Espanhol no Centro de Extensão - CENEX/FALE e editora na área de literatura hispânica da Revista Caligrama da FALE/UFMG. Atualmente é subcoordenadora do Colegiado de Graduação da Faculdade de Letras/UFMG.

Sávio Roberto Fonsêca de Freitas, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado 2 de Literaturas de Língua Portuguesa no Departamento de Letras do CCAE-UFPB (Campus IV-Mamanguape) e do PPGL-UFPB(Campus I-João Pessoa). Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife (2001), Especialista em Literatura Brasileira (2003) e Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Doutor no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB, Campus I - CCHLA, João Pessoa, na área Literatura e Cultura, linha de pesquisa Memória e Produção Cultural. Desenvolveu Estágio de Pós-Doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no PPGL-UFPB (2014-2016) , no PPGLEV -UFRJ (2018-2019) e no PPGLL-UFAL (2019-2020). No PPGL-UFPB, orienta pesquisas na Área de concentração Literatura, Teoria e Crítica, Linha de pesquisa Estudos Africanos e Afro-brasileiros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Afro-brasileira e Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: mímese, poesia, ficção, estudo das representações culturais e de gênero nas literaturas de língua portuguesa. É de nosso interesse pesquisas sobre literaturas africanas de língua portuguesa e literatura afro-brasileira, principalmente, a produção literária de autoria feminina. Líder do Grupo de Pesquisa MOZA (Moçambique e Africanidades), cadastrado no CNPq e certificado pela UFPB. É membro das seguintes associações: ABRALIC, ABRAPLIP e AFROLIC.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

RAPOSO, Elaine; BRANDÃO, Izabel F. O.; LOURENÇO DA SILVA, Laureny Aparecida; FREITAS, Sávio Roberto Fonsêca de. Desvairadas para além de 22: modernismo, vanguarda e outros tons do feminino. Leitura, [S. l.], v. 1, n. 79, p. 4–6, 2023. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16850. Acesso em: 28 fev. 2024.