Reflexões sobre propostas de atividades de espanhol em ambientes virtuais de aprendizagem móvel
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.404-420Palavras-chave:
Espanhol como língua estrangeira. Tecnologias digitais, Mobile learning. APPs. AtividadesResumo
A pesquisa tem o enfoque na análise de atividades para o ensino de espanhol através do mobile learnig nos aplicativos móveis Duolinguo e Babbel. Descrevemos as atividades mais recorrentes e comparamos as semelhanças e as diferenças entre os dois aplicativos. Temos como ancoragem teórica estudos de Castells (2000), Castela (2009), Gadotti (2011) e Lopes (2012), acerca da relação das tecnologias digitais com o ensino de línguas estrangeiras, além de UNESCO (2014) e Andrade (2018), sobre o mobile learning. Realizamos um estudo de abordagem qualitativa e caráter descritivo-comparativo dos dados. No que diz respeito aos resultados, vê-se que o Duolingo, em suas atividades, está calcado na tradução como método de ensino e aprendizagem, valendo-se de atividades de curta duração e, também, recorrendo ao uso de elementos gamificados para estimular os estudantes. Por sua vez, a Babbel possui elementos gráficos mais bem elaborados, atividades com maior duração e maior nível de dificuldade, baseando seu ensino em estratégias utilizadas no método audiolingual. Ao final do artigo, ressaltamos a importância das tecnologias digitais mediadas por aplicativos para o ensino e a aprendizagem de línguas como ferramentas de mediação pedagógica, uma vez que o estudante se apropria, a cada dia, com mais frequência de tais recursos.