Reflexões sobre propostas de atividades de espanhol em ambientes virtuais de aprendizagem móvel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.404-420

Palavras-chave:

Espanhol como língua estrangeira. Tecnologias digitais, Mobile learning. APPs. Atividades

Resumo

A pesquisa tem o enfoque na análise de atividades para o ensino de espanhol através do mobile learnig nos aplicativos móveis Duolinguo e Babbel. Descrevemos as atividades mais recorrentes e comparamos as semelhanças e as diferenças entre os dois aplicativos. Temos como ancoragem teórica estudos de Castells (2000), Castela (2009), Gadotti (2011) e Lopes (2012), acerca da relação das tecnologias digitais com o ensino de línguas estrangeiras, além de UNESCO (2014) e Andrade (2018), sobre o mobile learning. Realizamos um estudo de abordagem qualitativa e caráter descritivo-comparativo dos dados. No que diz respeito aos resultados, vê-se que o Duolingo, em suas atividades, está calcado na tradução como método de ensino e aprendizagem, valendo-se de atividades de curta duração e, também, recorrendo ao uso de elementos gamificados para estimular os estudantes. Por sua vez, a Babbel possui elementos gráficos mais bem elaborados, atividades com maior duração e maior nível de dificuldade, baseando seu ensino em estratégias utilizadas no método audiolingual. Ao final do artigo, ressaltamos a importância das tecnologias digitais mediadas por aplicativos para o ensino e a aprendizagem de línguas como ferramentas de mediação pedagógica, uma vez que o estudante se apropria, a cada dia, com mais frequência de tais recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyandra Bessa de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras - Espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É também graduanda do curso de Direito, pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP). Na graduação em Letras foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); Programa Residência Pedagógica e foi professora voluntária no Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Espanhola (NECLE). Possui experiência na área de Letras e Direito. No âmbito do Direito, está atuando como conciliadora (estagiária) na Justiça Federal do Rio Grande do Norte, comarca de Pau dos Ferros/RN. Desenvolve pesquisas de natureza científica nas seguintes áreas: Tecnologias digitais; EaD; ensino híbrido; Ensino e aprendizagem de ELE; Aplicativos móveis (mobile learning); no Direito tem como foco de estudo o direito da mulher e combate à violência doméstica de gênero. Atualmente está como professora de língua espanhola na rede particular de ensino (fundamental I e II).

Tatiana Lourenço de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta II do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora pela Universidad de Salamanca (USAL) no Programa de Doutorado "Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura", com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Programa Ciência sem Fronteiras (Doutorado pleno no exterior). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e graduada em Letras: Português-Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é coordenadora do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Letras - Língua Espanhola do DLE / CAPF / UERN. É membro dos grupos de pesquisa: Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), do DLE da UERN e Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UERN. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de espanhol, tecnologias digitais, letramentos na web e Educação a Distância (EaD).

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

DE CARVALHO, Lyandra Bessa; DE CARVALHO, Tatiana Lourenço. Reflexões sobre propostas de atividades de espanhol em ambientes virtuais de aprendizagem móvel. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 404–420, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.404-420. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11108. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.