Os recursos de expressão da oralidade no gênero discursivo tiras
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202064.59-75Palavras-chave:
oralidade, ensino de língua portuguesa, gênero discursivo tirasResumo
O presente artigo discute, inicialmente, acerca do trabalho envolvendo atividades com oralidade no espaço escolar, fundamentando nossa reflexão em documentos oficiais como, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e teóricos como, Marcuschi (2010), Fávero, Andrade e Aquino (2011) e Galembeck (1999). A partir dessa reflexão, pretendemos analisar os recursos de expressão da oralidade no gênero discursivo tiras, conforme Ramos (2016) e Eguti (2001). Tendo em vista tais estudos, apresentaremos sugestões de atividades com o intuito de serem aplicadas em aulas de Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental.
The resources of orality expression in the comic strips discursive genre
This paper initially discusses the work with orality activities at school, substantiated by official documents such as the Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) and theoretical ones such as Marcuschi (2010); Fávero, Andrade and Aquino (2014); Galembeck (1999). Based on this reflection, we aim to analyze the resources of orality expression in the comic strips discursive genre, according to Ramos (2016) and Eguti (2001). In view of such studies, we will present suggestions of activities that could be done in Portuguese language classes of the final years of elementary school.