A variação linguística na Base Nacional Comum Curricular: por uma pedagogia da variação linguística nos componentes de língua portuguesa do ensino fundamental e médio
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202066.179-200Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe o trabalho com a variação linguística nos componentes de língua portuguesa do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, buscando compreender se o que é proposto contempla uma pedagogia da variação linguística. Os principais pressupostos teóricos que orientam este estudo são da Sociolinguística, em especial, da Sociolinguística Educacional, com a discussão de conceitos como heterogeneidade da língua, variação linguística, variação linguística e ensino, pedagogia da variação linguística, entre outros. (BAGNO, 2003; 2007; 2013; BORTONI-RICARDO, 2004; 2005; CYRANKA, 2016; FARACO, 2008; 2015; 2017; 2020; SCHERRE, 2008). Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental. Os resultados da análise mostram que, embora o documento contemple alguns dos objetivos da pedagogia da variação, ele não dá conta de todas as questões que deveriam ser trabalhadas para se ter uma efetiva pedagogia da variação linguística no ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental e Médio.