Ensino de Língua Inglesa em Tempos de Pandemia

Autores

  • Anny Gabrielly dos Santos
  • Fábio Henrique Rosa Senefonte Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202274.54-69

Resumo

Esta pesquisa objetivou conhecer a realidade do ensino de língua inglesa em escolas estaduais no município de Andirá-PR, frente à pandemia da Covid-19. Ademais, o estudo investigou possíveis mudanças do ensino de língua inglesa na modalidade remota, comparada à presencial, além de descrever e explicar facilidades e/ou dificuldades experienciadas por tais professores no contexto pandêmico. A literatura de base diz respeito às pesquisas empíricas conduzidas acerca da temática, como Bailer e Segaty (2020); Fistarol; Pottmeier; Caetano (2021), para citar alguns. De natureza qualitativa, este estudo de caso teve como instrumento de geração de dados um questionário, composto por 12 questões abertas, respondido por quatro professoras de língua inglesa em duas escolas estaduais. Os resultados revelam ações relacionadas à atualização de conhecimento, ampliação de possibilidades didáticas, adaptação metodológica, autoavaliação de conhecimentos e a continuidade das aulas, além de obstáculos que compreendem insegurança, baixo engajamento discente, questões administrativas, estruturais e técnicas. Desse modo, espera-se que os resultados desta investigação possam impulsionar a realização de outras a respeito do tema e, com isso, expandir esse campo de estudo que tem se mostrado tão significativo no cenário atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anny Gabrielly dos Santos

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Interesse de pesquisa em ensino-aprendizagem de inglês.

Fábio Henrique Rosa Senefonte, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor adjunto na área de língua inglesa na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CP). Doutor (2018) e Mestre (2014) em Estudos da Linguagem (na linha de pesquisa ensino, aprendizagem e formação do professor de língua estrangeira) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP (2011). Pela mesma Universidade, também é licenciado em Letras, com habilitações em língua portuguesa e língua inglesa com suas respectivas literaturas (2010). Tem experiência no ensino, aprendizagem e formação do professor de língua inglesa. Foi bolsista Fulbright como professor assistente de língua portuguesa na Howard University (Washington DC-EUA) (2013-2014) e aluno de pós-graduação da mesma Universidade, onde cursou disciplinas nos departamentos de Comunicação, Ciências Sociais e Educação. É líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (ELLI)". Os interesses de pesquisa abrangem Linguística/Sociolinguística aplicadas ao ensino, aprendizagem e formação de professores de línguas (com foco em variação linguística), bem como metodologia de pesquisa (qualitativa).

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

DOS SANTOS, Anny Gabrielly; SENEFONTE, Fábio Henrique Rosa. Ensino de Língua Inglesa em Tempos de Pandemia. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 74, p. 54–69, 2022. DOI: 10.28998/2317-9945.202274.54-69. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13493. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos