Ensino de Língua Inglesa em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202274.54-69Abstract
Esta pesquisa objetivou conhecer a realidade do ensino de língua inglesa em escolas estaduais no município de Andirá-PR, frente à pandemia da Covid-19. Ademais, o estudo investigou possíveis mudanças do ensino de língua inglesa na modalidade remota, comparada à presencial, além de descrever e explicar facilidades e/ou dificuldades experienciadas por tais professores no contexto pandêmico. A literatura de base diz respeito às pesquisas empíricas conduzidas acerca da temática, como Bailer e Segaty (2020); Fistarol; Pottmeier; Caetano (2021), para citar alguns. De natureza qualitativa, este estudo de caso teve como instrumento de geração de dados um questionário, composto por 12 questões abertas, respondido por quatro professoras de língua inglesa em duas escolas estaduais. Os resultados revelam ações relacionadas à atualização de conhecimento, ampliação de possibilidades didáticas, adaptação metodológica, autoavaliação de conhecimentos e a continuidade das aulas, além de obstáculos que compreendem insegurança, baixo engajamento discente, questões administrativas, estruturais e técnicas. Desse modo, espera-se que os resultados desta investigação possam impulsionar a realização de outras a respeito do tema e, com isso, expandir esse campo de estudo que tem se mostrado tão significativo no cenário atual.