O trabalho com a oralidade na aula de Língua Portuguesa um olhar para o ensino médio à luz da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.72-82Resumo
Há tempos o ensino de Língua Portuguesa vem ganhando um novo olhar buscando contemplar as mudanças que se estabelecem ao longo dos anos. Nesse cenário, os documentos oficiais têm papel fundamental na busca por metodologias que consigam proporcionar aos estudantes o desenvolvimento das suas habilidades. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise sobre o ensino de Língua Portuguesa, com enfoque na sua modalidade oral. Para tanto, utilizamos como arcabouço teórico alguns estudos, tais como os realizados por Dolz (2010), Bueno (2005), Marcuschi (2001), Kleiman (1995) e Rojo (1998), entre outros que discorrem sobre o ensino de Língua Portuguesa em diversas modalidades. Nosso trabalho, em sua metodologia, busca analisar a Base Nacional Comum Curricular elencando algumas das competências e habilidades que abordam a oralidade, bem como refletir sobre as práticas de ensino utilizadas e as possibilidades de novas metodologias de ensino. Como resultado, apresentamos a percepção dos avanços que são necessários para a implantação da proposta da base nacional com o fito de desenvolver, no aluno, de modo eficiente, as habilidades referentes às práticas de linguagem no que concerne à modalidade oral da língua.
Palavras-chave: Ensino. Língua Portuguesa. BNCC. Oralidade
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