e-ISSN: 2317-9945 | ISSN: 0103-6858
Nildicéia Aparecida Rocha, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - FCLAr Universidade Estadual Paulista - UNESP
Livre Docente em Português Língua Estrangeira(PLE) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, em 2018. É professora junto ao Departamento de Letras Modernas e da Pós-graduação em Línguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, de Araraquara (SP). Pós-doutora em Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, realizado na Universidad de Sevilla, Espanha (2014-2015). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, câmpus de Araraquara (SP), Mestre em Estudos Literários também pela Unesp de Araraquara, pós-graduada em Língua, Literatura e Ensino de Língua Espanhola pela Unioeste de Foz do Iguaçu (PR), pós-graduada em "Docencia Universitaria" pela Universidad Nacional de Misiones, UNaM (Argentina), licenciada em Letras Português e Inglês pela Unesp de São José do Rio Preto (SP) e licenciada em Letras Português e Espanhol pela Facemed (Faculdade de Medianeira, PR). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (GPEALE). Atua nas áreas de Análise de Discurso, Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, especialmente de Português e Espanhol como Língua Estrangeira. Autora de diversas publicações nacionais e internacionais. Membro de Corpo Editorial da Revista EntreLínguas (FCLAr/UNESP). Representante titular da Unesp no "Nucleo Disciplinario" PELSE (Português e espanhol língua estrangeira e segunda língua), na AUGM. Coordenadora da Rede de Pesquisa Internacional - CAPES/Printi, intitulada Ensino e aprendizagem de Português e Espanhol Línguas Estrangeiras: interfaces.
Cintia do Nascimento Severino, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestra em Linguística e Língua Portuguesa (bolsa CAPES), UNESP/FCLAr. Graduada em Bacharelado e Licenciatura Plena em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP / FCLAr), Campus de Araraquara. Foi bolsista de iniciação científica no Programa Sem Bolsa (ISB)/UNESP (pesquisa sobre o estatuto da gramática no ensino do Português Língua Materna), de janeiro/2014 a julho/2014 . Atuou como bolsista no Projeto de Extensão "Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) para estrangeiros" (PROEX / UNESP), no período de março/2013 a dezembro/2016. Participou do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades de mobilidade acadêmica na Universidade de Santiago de Compostela - Espanha, de janeiro/2017 a junho/2017. Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC)/CNPq, de agosto/2017 a março/2018. É Avaliadora no Exame Celpe-Bras desde 2019, tendo atuado como Avaliadora-Observadora. Interessa-se por Linguística, Ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) e Ensino de Espanhol Língua Estrangeira (ELE).