O ensino de português como língua adicional em Guiné-Bissau: um olhar a partir de atividades de leitura e escrita

Autores

  • Nuna Nunes Correia Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-7112-5519
  • Cellina Rodrigues Muniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sulemi Fabiano Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.45-58

Palavras-chave:

Guiné-Bissau. Português como língua adicional. Leitura e escrita. Livros didáticos

Resumo

A escolha do português como a língua oficial e, consequentemente, a língua do trabalho e da escolarização se tornou um dos assuntos mais debatido no contexto guineense, porque não é a língua diária e, muito menos, a língua materna da maioria dos alunos que chegam à escola, o que significa que é apenas uma língua que os alunos aprendem por adição, ou seja, uma língua adicional para muitos dos alunos guineenses. É, neste sentido, que, nesta discussão, buscamos analisar o ensino de português como língua adicional a partir das atividades de leitura e escrita dos materiais didáticos Histórias dos avós usados para as aulas de português dos alunos de 4ª série do Ensino Fundamental das escolas guineenses. Para isso, fizemos uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, buscando fundamentar as discussões nos escritos de XXXXXXX (2021) Leffa e Irala (2014) e Antunes (2003). A partir das análises das atividades de leitura e escrita dos materiais didáticos, percebemos que o ensino da língua portuguesa como língua adicional no contexto guineense ainda está baseado na perspectiva tradicional e mecanicista, não proporcionando, ao aluno guineense, as atividades que lhes permitem desenvolver a competência linguística, assim como a comunicativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nuna Nunes Correia , Universidade Federal do Paraná

Mestre em Estudos da Linguagem pela UFRN e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da
UFPR. E-mail: nunanunescorreia@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7112-5519 Docente da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Cellina Rodrigues Muniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação (UFC) com Pós-Doutorado em Linguística (UNICAMP). Professora do Departamento
de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da UFRN. E-mail: cellina.
muniz@ufrn.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7180-1994

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED do Departamento de Letras da UFRN. ORCID:http://orcid.govhttps://orcid.org/0000-0002-7212-0621.E-mail: sulemifabiano@yahoo.com.br

Referências

ANTUNES, I. Aulas de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

AQUINO, M. C. Português como língua adicional em turmas multilíngues: relatos de experiência didática. Domínios de Linguagem, Uberlândia, v. 12, ab./jun., 2018.

BALDÉ, B. Formação de professores de língua portuguesa na escola normal superior “Tchico Té”. Dissertação (Mestrado em Língua e cultura portuguesa) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.

BAPTISTA CÁ, V. J. Língua e ensino em contexto de diversidade linguística e cultural: o caso de Guiné-Bissau. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

CÓ, V. P. A manifestação do olhar exotópico na escrita acadêmica dos estudantes guineenses falantes do português como língua adicional (PLA) na Unilab. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021.

XXXXXXXXXX, X. X. Ensino da língua portuguesa e o Livro Didático no Ensino

Fundamental guineense. Gatilho, Juiz de Fora, v. 23, p. 38-55, 2022.

XXXXXXXXXXA, X. X. Ensino da língua portuguesa no contexto da diversidade linguística da Guiné-Bissau. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.

COUTO, H. H.; EMBALO, F. Literatura, cultura e língua na Guiné-Bissau: um país de CPLP. Papia, Brasília, DF, v. 20, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Professora, sim; tia, não: Cartas a quem ousa ensinar. 2ª-Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. INFANDA. V. E. H. Desenvolvimento da competência de escrita em ensino de PLE: produção textual. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2017.

INFANDA. V. E. H. Desenvolvimento da competência de escrita em ensino de PLE: produção textual. Dissertação (Mestrado em Língua portuguesa). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2017.

LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. (org.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014. p. 21-48.

MENDES, M. C.; FERREIRA, V. J.; MACHADO. C. M. História dos avós: caderno de exercícios, 4º ano. Guiné-Bissau: Editora Escolar, 1996.

MENDES, M. C.; FERREIRA, V. J.; MACHADO. C. M. História dos avós: leitura, 4ºano. Guiné-Bissau: Editora Escolar, 1996.

MMMMMMMMM, M. M. A leitura de identidade nordestina no livro didático: um exemplo de prática excludente de ensino. Revista Contemporânea de educação, [s. l.], v. 2, n. 3, 2007. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1530/1379. Acesso em: 21 mar. 2020.

NTCHALA CÁ, I. Abordagens de ensinar português língua segunda no contexto guineense de ensino médio e superior. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019.

SHOFFEN, J. R. et al. Português como língua adicional: reflexões para a prática docentes. Porto Alegre: Bem, Brasil, 2012.

Downloads

Publicado

2024-04-20

Como Citar

NUNES CORREIA , Nuna; RODRIGUES MUNIZ, Cellina; FABIANO CAMPOS, Sulemi. O ensino de português como língua adicional em Guiné-Bissau: um olhar a partir de atividades de leitura e escrita. Revista Leitura, [S. l.], n. 80, p. 45–58, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202480.45-58. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16200. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.