(Des-re)construindo espaços transgressores e conhecimentos nas aulas de PLA: retratos de uma experiência na Universidade Federal de Alagoas

Autores

  • Rusanil dos Santos Moreira Júnior Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201861.92-114

Palavras-chave:

fotografias, cidades urbanas, letramento crítico, português como língua adicional, globalização

Resumo

Conforme Bakhtin/Volochínov (2014), a língua, como produto ideológico, reflete e refrata a realidade que lhe é exterior. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste artigo é apresentar as análises das discussões sobre quatro fotos captadas por estudantes, que tiveram como tema de seus cliques as Cidades Urbanas. As fotografias são resultados de uma aula-passeio de Português como Língua Adicional no Centro da Cidade de Maceió, em Alagoas. Para isso, adotei como aporte teórico os estudos sobre Letramento Crítico (MONTE MÓR, 2012; MENEZES DE SOUZA, 2011; JANKS, 2016) e as teorias contemporâneas sobre a globalização e seus efeitos (RIZVI; LINGARD, 2010; CASTRO-GÓMEZ; GROSFOGUEL, 2007). Metodologicamente, considero esta pesquisa como um estudo de caso, numa perspectiva qualitativo-interpretativista de pesquisas em Linguística Aplicada. Como resultado, as análises demonstram uma postura crítica dos participantes em relação às práticas cotidianas raramente questionadas e indicam um relevante aprimoramento de suas habilidades linguístico-discursivas.

 

DOI: www.dx.doi.org/10.28998/2317-9945.2018v2n61p92-114

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rusanil dos Santos Moreira Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Professor Substituto de Língua Espanhola da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Fale/Ufal), mestre em Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

DOS SANTOS MOREIRA JÚNIOR, Rusanil. (Des-re)construindo espaços transgressores e conhecimentos nas aulas de PLA: retratos de uma experiência na Universidade Federal de Alagoas. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 61, p. 92–114, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201861.92-114. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/4137. Acesso em: 18 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.