(Des-re)construindo espaços transgressores e conhecimentos nas aulas de PLA: retratos de uma experiência na Universidade Federal de Alagoas

Auteurs-es

  • Rusanil dos Santos Moreira Júnior Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201861.92-114

Mots-clés :

fotografias, cidades urbanas, letramento crítico, português como língua adicional, globalização

Résumé

Conforme Bakhtin/Volochínov (2014), a língua, como produto ideológico, reflete e refrata a realidade que lhe é exterior. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste artigo é apresentar as análises das discussões sobre quatro fotos captadas por estudantes, que tiveram como tema de seus cliques as Cidades Urbanas. As fotografias são resultados de uma aula-passeio de Português como Língua Adicional no Centro da Cidade de Maceió, em Alagoas. Para isso, adotei como aporte teórico os estudos sobre Letramento Crítico (MONTE MÓR, 2012; MENEZES DE SOUZA, 2011; JANKS, 2016) e as teorias contemporâneas sobre a globalização e seus efeitos (RIZVI; LINGARD, 2010; CASTRO-GÓMEZ; GROSFOGUEL, 2007). Metodologicamente, considero esta pesquisa como um estudo de caso, numa perspectiva qualitativo-interpretativista de pesquisas em Linguística Aplicada. Como resultado, as análises demonstram uma postura crítica dos participantes em relação às práticas cotidianas raramente questionadas e indicam um relevante aprimoramento de suas habilidades linguístico-discursivas.

 

DOI: www.dx.doi.org/10.28998/2317-9945.2018v2n61p92-114

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rusanil dos Santos Moreira Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Professor Substituto de Língua Espanhola da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Fale/Ufal), mestre em Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada.

Téléchargements

Publié-e

2018-07-24

Comment citer

DOS SANTOS MOREIRA JÚNIOR, Rusanil. (Des-re)construindo espaços transgressores e conhecimentos nas aulas de PLA: retratos de uma experiência na Universidade Federal de Alagoas. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 61, p. 92–114, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201861.92-114. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/4137. Acesso em: 19 déc. 2024.

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.