A (des)construção de identidade(s) do professor em formação: como suas crenças afetam suas práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.145-154

Palavras-chave:

Identidade docente. Formação de Professores. Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

As crenças de futuros professores de Língua Portuguesa sobre “ser professor” e sobre conceitos basilares que perpassam as ciências linguísticas são pormenores importantíssimos na construção da(s) identidade(s) docente(s). Neste trabalho, buscamos conhecer os discursos de professores em formação, para depreender de que maneira as concepções sobre ensinar e aprender Língua Portuguesa são traduzidas. O corpus analisado é constituído por visões de licenciandos do Curso de Letras (Português) da UFAL-Arapiraca, a partir das práticas discursivas apresentadas como respostas a um questionário aplicado a turmas do terceiro e do oitavo períodos, representando o início e o final do curso. Nosso foco foi obter, por uma pesquisa qualitativo-investigatória, a identidade linguística em construção, captando as visões sobre aspectos didático-pedagógicos, de modo a perceber “discursos envolventes” (Souto-Maior, 2009) que permeiam o imaginário dos futuros docente antes e depois de participarem de discussões realizadas no Curso, sobretudo nas disciplinas Linguística Aplicada 1 e 2. Nas discussões, comprovamos que as reflexões empreendidas nas aulas de Linguística Aplicada foram fundamentais para o novo olhar dos futuros professores para sua prática pedagógica, sendo essenciais para a desconstrução de crenças e conceitos arraigados no imaginário, oportunizando a constituição de uma identidade docente harmônica com a contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Vitorino de Moura Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Docente na Universidade Federal de Alagoas, no Curso de Letras - Língua Portuguesa/Campus de Arapiraca e no Curso de Pedagogia EaD/UAB. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com pesquisa na área de Sociolinguística Educacional. Especialista em Língua Portuguesa pela UEL, com capacitação em Ensino de Português Língua Estrangeira pela Universidade de Coimbra. Suas pesquisas se voltam para a área de ensino e aprendizagem de português pelo olhar da Sociolinguística Educacional e da Linguística Aplicada, em ensino e aprendizagem de Português Língua Materna e Português Língua Estrangeira (PLE). Participa dos projetos de pesquisa: Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas - FALE/UFAL; Descrição e análise linguística, literatura e texto - UFAL Arapiraca; Variação linguística e ensino - UEL Londrina. Atuou como Leitora do Brasil na Universidade de São Tomé e Príncipe entre 2014 e 2017. Atualmente, é Coordenadora do Curso de Letras - Língua Portuguesa UFAL Campus Arapiraca e Coordenadora Local do Programa Línguas Estrangeiras no Interior (PLEI/UFAL Arapiraca). 

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

OLIVEIRA, Eliane Vitorino de Moura. A (des)construção de identidade(s) do professor em formação: como suas crenças afetam suas práticas. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 145–154, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.145-154. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11100. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.