A (des)construção de identidade(s) do professor em formação: como suas crenças afetam suas práticas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.145-154Palavras-chave:
Identidade docente. Formação de Professores. Ensino de Língua PortuguesaResumo
As crenças de futuros professores de Língua Portuguesa sobre “ser professor” e sobre conceitos basilares que perpassam as ciências linguísticas são pormenores importantíssimos na construção da(s) identidade(s) docente(s). Neste trabalho, buscamos conhecer os discursos de professores em formação, para depreender de que maneira as concepções sobre ensinar e aprender Língua Portuguesa são traduzidas. O corpus analisado é constituído por visões de licenciandos do Curso de Letras (Português) da UFAL-Arapiraca, a partir das práticas discursivas apresentadas como respostas a um questionário aplicado a turmas do terceiro e do oitavo períodos, representando o início e o final do curso. Nosso foco foi obter, por uma pesquisa qualitativo-investigatória, a identidade linguística em construção, captando as visões sobre aspectos didático-pedagógicos, de modo a perceber “discursos envolventes” (Souto-Maior, 2009) que permeiam o imaginário dos futuros docente antes e depois de participarem de discussões realizadas no Curso, sobretudo nas disciplinas Linguística Aplicada 1 e 2. Nas discussões, comprovamos que as reflexões empreendidas nas aulas de Linguística Aplicada foram fundamentais para o novo olhar dos futuros professores para sua prática pedagógica, sendo essenciais para a desconstrução de crenças e conceitos arraigados no imaginário, oportunizando a constituição de uma identidade docente harmônica com a contemporaneidade.