Estratégias maternas durante a atividade de atenção conjunta em díades surdas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.100-113Palavras-chave:
Estratégias maternas, Atenção conjunta, Díades surdas, Aquisição da linguagemResumo
Este artigo tem como escopo apresentar estratégias utilizadas por mães surdas durante a atividade de atenção conjunta com seus filhos surdos, evidenciando a importância dessas estratégias e sua relação com o processo de aquisição da linguagem de crianças surdas. Repousa numa concepção socioantropológica da surdez, numa perspectiva multimodal da linguagem e numa visão Sociointeracionista de aquisição da linguagem. Para realizá-la, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico Ávila-Nóbrega e Cavalcante (2012a) Ávila-Nóbrega (2018), Meier (2006), Vaz da Silva (2012) e Lieberman Hatrak e Mayberry (2014). Espera-se que este trabalho contribua para a formação de linguistas, pedagogos e fonoaudiólogos bilíngues (Libras/Português), como também, ser útil para pais com filhos surdos. Com esta pesquisa, foi evidenciado que as estratégias maternas são importantes para andaimar a inserção do infante na atenção conjunta e na linguagem. Elas são importantes à curto prazo, a fim de conseguir e manter a atenção dos infantes durante as atividades de atenção conjunta e à médio e longo prazo ao promover a aquisição e ampliação lexical e ao estimular a criança à coordenar sua atenção, apresentando a ela os padrões de funcionamento da interação numa língua visual e possibilitando o engajamento na mesma.
Palavras-chave: Estratégias maternas. Atenção conjunta. Díades surdas. Aquisição da linguagem
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Referências
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