Marcas entoacionais na aquisição da linguagem infantil

Autores

  • Ana Lúcia Leal Universidade Católica de Pernambuco
  • Marígia Ana de Moura Gama Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200128-29.153-164

Palavras-chave:

Padrões entoacionais, aquisição da linguagem, criança, desenvolvimento, interação

Resumo

Este estudo tem como finalidade investigar a emergência e o
desenvolvimento das marcas entoacionais na aquisição da linguagem
infantil dentro de um contexto interativo. O pressuposto utilizado é o de
que as escolhas tonais, que vão sendo feitas ao longo da interação, são
responsáveis pela construção de um "contexto": as opções tonais vão
construindo o sentido do texto simultaneamente. Ou seja, o contexto
interativo implica o reconhecimento de que o comportamento prosódico
do falante constrói um contorno entoacional significativo.
O trabalho dissertativo, em andamento, apresenta uma discussão
sobre a emergência e o desenvolvimento das marcas entoacionais a
linguagem infantil e tenta contribuir para um conhecimento mais
abrangente relativo ao processo de aquisição da linguagem. Destaca-se,
ainda, a consideração dada ao contexto interativo vivido pelos sujeitos ao
longo de todo o período de análise.
Espera-se contribuir para os estudos sobre como se estruturam os
padrões entoacionais nos dois primeiros anos de vida e quais destes
padrões são modificados ou mantidos ao longo desta fase. Existe a
intenção de se verificar como estas pistas entoacionais revelam a troca
comunicativa dentro de um contexto interativo.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2001n28-29p153-164

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

LEAL, Ana Lúcia; GAMA, Marígia Ana de Moura. Marcas entoacionais na aquisição da linguagem infantil. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 28-29, p. 153–164, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200128-29.153-164. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7514. Acesso em: 18 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.