Atividades metalinguísticas verbalizadas acerca do uso de vírgulas em manuscritos escolares de alunos portugueses recém-alfabetizados
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202482.229-245Palavras-chave:
Manuscrito Escolar. Vírgula. Sistema Ramos. Escrita infantilResumo
Este artigo objetiva analisar a metalinguagem de duas díades de crianças recém-alfabetizadas no momento que a vírgula é linearizada em seus manuscritos escolares. Partindo de trabalhos sobre pontuação inicial, como Fabre (1990), Hall (1996), além das noções acerca da escrita colaborativa vistas em Calil (1995, 2008, 2020) e Calil et al (2022), o estudo aqui realizado pretende se somar às reflexões realizadas sobre as características presentes nos manuscritos de crianças recém-alfabetizadas, ao analisarmos o que diz a criança no momento exato em que a vírgula é inserida. Tal análise foi possível graças à implementação do Sistema Ramos em nossa metodologia, que nos forneceu múltiplos olhares sobre o nosso objeto de estudo. Os dados analisados até aqui nos mostraram que as crianças são sensíveis ao uso da vírgula, evidenciando sofisticação quanto as escolhas e usos dessa pontuação, sem, contudo, reflexões metalinguísticas serem verbalizadas em todos os momentos que a vírgula é linearizada em seus escritos.
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