A argumentação em produções textuais de alunos de língua espanhola de um projeto de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202064.106-119Palavras-chave:
Escrita como processo. Língua espanhola. Projeto de extensão. ArgumentaçãoResumo
A presente pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento da escrita em língua espanhola dos alunos que estudam o idioma no projeto Casas de Cultura no Campus (CCC), mais precisamente, alunos dos níveis iniciais do idioma. Por meio do trabalho com a escrita como processo, buscamos investigar o ensino-aprendizagem da escrita de artigos de opinião no idioma espanhol. Para tanto, foi necessário o desenvolvimento de um trabalho didático pensado e organizado com base nas seguintes perguntas de pesquisa: (1) Em que medida um trabalho didático direcionado para o ensino da escrita como processo pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de produzir textos argumentativos em língua espanhola?; (2) Como os alunos participantes da pesquisa vivenciam e percebem a experiência de produzir textos a partir do trabalho didático desenvolvido? Entrevistas realizadas na fase inicial da pesquisa e produções escritas de alunos de espanhol desenvolvidas ao longo do trabalho didático serviram como corpus de análise. Ao final desta investigação, embasada nas teorias da linguística textual (BAZERMAN, 2006, 2015; ANTUNES, 2010) e da argumentação e retórica (ABREU, 2004; REBOUL, 1998), pôde ser constatado que um trabalho didático voltado para um ensino sistematizado pode proporcionar ao estudante, bem como ao professor envolvido no fazer pedagógico, um bom desempenho no que diz respeito ao ensino-aprendizagem da escrita de textos argumentativos.
The argumentation in texts written by students of Spanish language from a universitarian extension project
This study aimed to contribute to the development of writing skills of the students in the beginner’s level of Spanish language from the Casas de Cultura no Campus (CCC) project. Through the work with writing understood as a process, this research sought to investigate the teaching-learning process of writing opinion articles in the Spanish language. To that end, it was necessary to develop an organized didactic work based on the following research questions: (1) to what extent can a didactic work directed to the teaching of writing as process contribute to the development of argumentative writing in Spanish language?; (2) How do the participating students experience and understand the writing of texts during the didactic work? Initial interviews and students’ written productions were analyzed. The theoretical underpinnings were the theories of text linguistics (BAZERMAN, 2006, 2015; ANTUNES, 2010) and argumentation and rhetorics (ABREU, 2004; REBOUL, 1998). The results show that the didactic work developed was successful because it promoted a good performance in the writing of argumentative texts.