e-ISSN: 2317-9945 | ISSN: 0103-6858
Palavras-chave: Língua Espanhola. Sequência didática. Escrita como Processo. .
A pesquisa foi desenvolvida com alunos do primeiro período do Curso de Letras/Espanhola, da Universidade Federal de Alagoas, durante a disciplina que compõe o Projeto Pedagógico do Curso: Prática como Componente Curricular (PCC) 1: Compreensão e Produção Escrita em Língua Espanhola”. O objetivo do estudo foi compreender em que medida o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática de ensino do idioma espanhol, fundamentada nas teorias de letramento crítico (ROJO, 2004; MONTE MÓR, 2013; JANKS, 2013) e da escrita como processo (MADRIGAL ABARCA, 2008; FLOWER; HAYES, 1981; AUTOR), pôde contribuir para a aprendizagem contextualizada e mais significativa da língua espanhola. Para tanto, foi utilizado a metodologia da pesquisa-ação de base intervencionista (THIOLLENT, 1986; TRIPP 2005; BURNS, 2010). Os dados analisados foram provenientes de produções escritas realizadas pelos alunos e de suas percepções acerca da sequência didática desenvolvida. Os resultados da pesquisa indicaram que o ensino da língua espanhola a partir de atividades de leitura, discussão e produção textual pode contribuir para o ensino mais discursivo e significativo do idioma espanhol. Além disso, as atividades textuais realizadas pelos estudantes foram por eles percebidas como desafiadoras, motivadores e interessantes.
Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente no seguinte tema: pragmática, corpus linguístico, gêneros textuais e práticas de letramento.