O processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola em uma perspectiva discursiva: práticas de letramento crítico e ensino da escrita argumentativa no Curso de Letras/Espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.312-324

Palavras-chave:

Língua Espanhola. Sequência didática. Escrita como Processo.

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida com alunos do primeiro período do Curso de Letras/Espanhola, da Universidade Federal de Alagoas, durante a disciplina que compõe o Projeto Pedagógico do Curso: Prática como Componente Curricular (PCC) 1: Compreensão e Produção Escrita em Língua Espanhola”. O objetivo do estudo foi compreender em que medida o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática de ensino do idioma espanhol, fundamentada nas teorias de letramento crítico (ROJO, 2004; MONTE MÓR, 2013; JANKS, 2013) e da escrita como processo (MADRIGAL ABARCA, 2008; FLOWER; HAYES, 1981; AUTOR), pôde contribuir para a aprendizagem contextualizada e mais significativa da língua espanhola. Para tanto, foi utilizado a metodologia da pesquisa-ação de base intervencionista (THIOLLENT, 1986; TRIPP 2005; BURNS, 2010). Os dados analisados foram provenientes de produções escritas realizadas pelos alunos e de suas percepções acerca da sequência didática desenvolvida. Os resultados da pesquisa indicaram que o ensino da língua espanhola a partir de atividades de leitura, discussão e produção textual pode contribuir para o ensino mais discursivo e significativo do idioma espanhol. Além disso, as atividades textuais realizadas pelos estudantes foram por eles percebidas como desafiadoras, motivadores e interessantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em
Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, com
ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente no seguinte tema: pragmática, corpus linguístico, gêneros textuais e práticas de letramento.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

MENICONI, Flávia Colen. O processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola em uma perspectiva discursiva: práticas de letramento crítico e ensino da escrita argumentativa no Curso de Letras/Espanhol. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 312–324, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.312-324. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10939. Acesso em: 18 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.