O processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola em uma perspectiva discursiva: práticas de letramento crítico e ensino da escrita argumentativa no Curso de Letras/Espanhol

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.312-324

Mots-clés :

Língua Espanhola. Sequência didática. Escrita como Processo.

Résumé

A pesquisa foi desenvolvida com alunos do primeiro período do Curso de Letras/Espanhola, da Universidade Federal de Alagoas, durante a disciplina que compõe o Projeto Pedagógico do Curso: Prática como Componente Curricular (PCC) 1: Compreensão e Produção Escrita em Língua Espanhola”. O objetivo do estudo foi compreender em que medida o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática de ensino do idioma espanhol, fundamentada nas teorias de letramento crítico (ROJO, 2004; MONTE MÓR, 2013; JANKS, 2013) e da escrita como processo (MADRIGAL ABARCA, 2008; FLOWER; HAYES, 1981; AUTOR), pôde contribuir para a aprendizagem contextualizada e mais significativa da língua espanhola. Para tanto, foi utilizado a metodologia da pesquisa-ação de base intervencionista (THIOLLENT, 1986; TRIPP 2005; BURNS, 2010). Os dados analisados foram provenientes de produções escritas realizadas pelos alunos e de suas percepções acerca da sequência didática desenvolvida. Os resultados da pesquisa indicaram que o ensino da língua espanhola a partir de atividades de leitura, discussão e produção textual pode contribuir para o ensino mais discursivo e significativo do idioma espanhol. Além disso, as atividades textuais realizadas pelos estudantes foram por eles percebidas como desafiadoras, motivadores e interessantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Flávia Colen Meniconi, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em
Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, com
ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente no seguinte tema: pragmática, corpus linguístico, gêneros textuais e práticas de letramento.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-15

Comment citer

MENICONI, Flávia Colen. O processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola em uma perspectiva discursiva: práticas de letramento crítico e ensino da escrita argumentativa no Curso de Letras/Espanhol. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 312–324, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.312-324. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10939. Acesso em: 19 déc. 2024.

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.