O processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola em uma perspectiva discursiva: práticas de letramento crítico e ensino da escrita argumentativa no Curso de Letras/Espanhol
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.312-324Palabras clave:
Língua Espanhola. Sequência didática. Escrita como Processo.Resumen
A pesquisa foi desenvolvida com alunos do primeiro período do Curso de Letras/Espanhola, da Universidade Federal de Alagoas, durante a disciplina que compõe o Projeto Pedagógico do Curso: Prática como Componente Curricular (PCC) 1: Compreensão e Produção Escrita em Língua Espanhola”. O objetivo do estudo foi compreender em que medida o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática de ensino do idioma espanhol, fundamentada nas teorias de letramento crítico (ROJO, 2004; MONTE MÓR, 2013; JANKS, 2013) e da escrita como processo (MADRIGAL ABARCA, 2008; FLOWER; HAYES, 1981; AUTOR), pôde contribuir para a aprendizagem contextualizada e mais significativa da língua espanhola. Para tanto, foi utilizado a metodologia da pesquisa-ação de base intervencionista (THIOLLENT, 1986; TRIPP 2005; BURNS, 2010). Os dados analisados foram provenientes de produções escritas realizadas pelos alunos e de suas percepções acerca da sequência didática desenvolvida. Os resultados da pesquisa indicaram que o ensino da língua espanhola a partir de atividades de leitura, discussão e produção textual pode contribuir para o ensino mais discursivo e significativo do idioma espanhol. Além disso, as atividades textuais realizadas pelos estudantes foram por eles percebidas como desafiadoras, motivadores e interessantes.