A pausa em processo de escrita colaborativa registrado em tempo real no primeiro ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.389-403Palavras-chave:
Pausa, Criação, Processo de EscritaResumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as pausas que ocorrem no processo de textualização em tempo real. A discussão dar-se-á com o apoio da Genética Textual e da Psicologia Cognitiva, a partir de uma abordagem linguístico-enunciativa, que tem como objeto de análise o processo de produção textual no formato colaborativo entre díades, do 1º ano do ensino fundamental, no ambiente escolar. As categorias que servem de parâmetro para este estudo são: a) a pausa que se verifica durante o processo de escrita quando ela está relacionada ao texto que está sendo produzido; b) os comentários que surgem no momento precedente e posterior à pausa com o objetivo de verificar a que aspectos textuais elas se direcionam, tais como ortografia, grafia, léxico, sentido, etc. A amostra do estudo foi definida por conveniência e compreende em analisar o processo, o manuscrito e o filme-sincro. As análises mostraram que as pausas ocorreram em maior incidência em relação à ortografia, mas também foram identificadas em outros aspectos textuais (grafia, léxico, gráfico-espacial, pontuação, gramática, antecipação). Além disso, os dados evidenciaram que o tempo de pausa, durante todo o processo, foi menor que o tempo de escrita, alternando entre pausas curtas e escrita contínua.