e-ISSN: 2317-9945 | ISSN: 0103-6858
Palavras-chave: Pausa Criação Processo de Escrita .
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as pausas que ocorrem no processo de textualização em tempo real. A discussão dar-se-á com o apoio da Genética Textual e da Psicologia Cognitiva, a partir de uma abordagem linguístico-enunciativa, que tem como objeto de análise o processo de produção textual no formato colaborativo entre díades, do 1º ano do ensino fundamental, no ambiente escolar. As categorias que servem de parâmetro para este estudo são: a) a pausa que se verifica durante o processo de escrita quando ela está relacionada ao texto que está sendo produzido; b) os comentários que surgem no momento precedente e posterior à pausa com o objetivo de verificar a que aspectos textuais elas se direcionam, tais como ortografia, grafia, léxico, sentido, etc. A amostra do estudo foi definida por conveniência e compreende em analisar o processo, o manuscrito e o filme-sincro. As análises mostraram que as pausas ocorreram em maior incidência em relação à ortografia, mas também foram identificadas em outros aspectos textuais (grafia, léxico, gráfico-espacial, pontuação, gramática, antecipação). Além disso, os dados evidenciaram que o tempo de pausa, durante todo o processo, foi menor que o tempo de escrita, alternando entre pausas curtas e escrita contínua.
Cristina Felipeto, Universidade Federal de Alagoas Faculdade de Letras Programa de pós-graduação em Linguística e Literatura
Com doutorado em Linguística (UFAL 2003), fez estágio sandwich na Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) entre 2002-2003, e pós- doutorado no ITEM-CNRS (Institut des textes et manuscrits modernes, Paris, França) entre 2009-2010. Investiga a singularidade emergente dos processos de escritura colaborativa, interessando-se por questões, tais como, o erro, a rasura e a modalização autonímica produzidos por alunos recém alfabetizados. É Integrante do Grupo de Pesquisa ETC - Escritura, Texto e Criação (CNPq) com a linha de pesquisa Laboratório do Manuscrito Escolar.
Roseane Navarro, Universidade Federal de Alagoas Programa de pós-graduação em Linguística e Literatura
Especialista em Filosofia e Educação e mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas.