A pausa em processo de escrita colaborativa registrado em tempo real no primeiro ano do ensino fundamental

Autores

  • Cristina Felipeto Universidade Federal de Alagoas Faculdade de Letras Programa de pós-graduação em Linguística e Literatura
  • Roseane Navarro Universidade Federal de Alagoas Programa de pós-graduação em Linguística e Literatura

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.389-403

Palavras-chave:

Pausa, Criação, Processo de Escrita

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as pausas que ocorrem no processo de textualização em tempo real. A discussão dar-se-á com o apoio da Genética Textual e da Psicologia Cognitiva, a partir de uma abordagem linguístico-enunciativa, que tem como objeto de análise o processo de produção textual no formato colaborativo entre díades, do 1º ano do ensino fundamental, no ambiente escolar. As categorias que servem de parâmetro para este estudo são: a) a pausa que se verifica durante o processo de escrita quando ela está relacionada ao texto que está sendo produzido; b) os comentários que surgem no momento precedente e posterior à pausa com o objetivo de verificar a que aspectos textuais elas se direcionam, tais como ortografia, grafia, léxico, sentido, etc. A amostra do estudo foi definida por conveniência e compreende em analisar o processo, o manuscrito e o filme-sincro. As análises mostraram que as pausas ocorreram em maior incidência em relação à ortografia, mas também foram identificadas em outros aspectos textuais (grafia, léxico, gráfico-espacial, pontuação, gramática, antecipação). Além disso, os dados evidenciaram que o tempo de pausa, durante todo o processo, foi menor que o tempo de escrita, alternando entre pausas curtas e escrita contínua.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Felipeto, Universidade Federal de Alagoas Faculdade de Letras Programa de pós-graduação em Linguística e Literatura

Com doutorado em Linguística (UFAL 2003), fez estágio sandwich na Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) entre 2002-2003, e pós- doutorado no ITEM-CNRS (Institut des textes et manuscrits modernes, Paris, França) entre 2009-2010. Investiga a singularidade emergente dos processos de escritura colaborativa, interessando-se por questões, tais como, o erro, a rasura e a modalização autonímica produzidos por alunos recém alfabetizados. É Integrante do Grupo de Pesquisa ETC - Escritura, Texto e Criação (CNPq) com a linha de pesquisa Laboratório do Manuscrito Escolar.

Roseane Navarro, Universidade Federal de Alagoas Programa de pós-graduação em Linguística e Literatura

Especialista em Filosofia e Educação e mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

FELIPETO, Cristina; NAVARRO, Roseane. A pausa em processo de escrita colaborativa registrado em tempo real no primeiro ano do ensino fundamental. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 389–403, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.389-403. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11096. Acesso em: 9 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.