A hipercorreção na escrita de crianças e adultos em processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201147.311-331Palavras-chave:
Alfabetização, Escrita, HipercorreçãoResumo
Neste trabalho, discutiremos sobre os casos de hipercorreção presentes na escrita de crianças e adultos em processo de alfabetização da cidade de Maceió trazendo para reflexões iniciais as seguintes questões: (a) Quais são os fenômenos de hipercorreção mais recorrentes na escrita dessas crianças e adultos? (b) Que motivações sociais e/ou linguísticas estariam no cerne dessas ocorrências? (c) e (d) Como os professores, a partir do conhecimento de fonética e fonologia, poderiam ajudar seus alunos a entenderem melhor o processo de aprendizagem da escrita? As hipercorreções que iremos focalizar são aquelas que envolvem o uso de pronomes clíticos e o uso das letras <l> e <o> para representar o fonema /u/. Com esse intuito, abordaremos a importância do conhecimento de fonética e fonologia no tratamento da escrita de iniciantes; assim como, apresentaremos algumas reflexões acerca da Teoria da variação linguística e o tratamento dado às questões da escrita. Para implementação da análise, foram levantados 66 fontes escritas (40 sem hipercorreção e 26 com hipercorreção). Os dados de língua escrita foram extraídos de textos produzidos por crianças e adultos em processo de alfabetização com a idade entre 8 e 36 anos, estudantes de escola pública.