A hipercorreção na escrita de crianças e adultos em processo de alfabetização

Autores

  • Priscila Rufino da Silva

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201147.311-331

Palavras-chave:

Alfabetização, Escrita, Hipercorreção

Resumo

Neste trabalho, discutiremos sobre os casos de hipercorreção presentes na escrita de crianças e adultos em processo de alfabetização da cidade de Maceió trazendo para reflexões iniciais as seguintes questões: (a) Quais são os fenômenos de hipercorreção mais recorrentes na escrita dessas crianças e adultos? (b) Que motivações sociais e/ou linguísticas estariam no cerne dessas ocorrências? (c) e (d) Como os professores, a partir do conhecimento de fonética e fonologia, poderiam ajudar seus alunos a entenderem melhor o processo de aprendizagem da escrita? As hipercorreções que iremos focalizar são aquelas que envolvem o uso de pronomes clíticos e o uso das letras <l> e <o> para representar o fonema /u/. Com esse intuito, abordaremos a importância do conhecimento de fonética e fonologia no tratamento da escrita de iniciantes; assim como, apresentaremos algumas reflexões acerca da Teoria da  variação linguística e o tratamento dado às questões da escrita. Para implementação da análise, foram levantados 66 fontes escritas (40 sem hipercorreção e 26 com hipercorreção). Os dados de língua escrita foram extraídos de textos produzidos por crianças e adultos em processo de alfabetização com a idade entre 8 e 36 anos, estudantes de escola pública.

 

DOI: https://doi.org/10.28998/rl.v1i47.915

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Biografia do Autor

Priscila Rufino da Silva

Mestranda e bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

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Como Citar

RUFINO DA SILVA, Priscila. A hipercorreção na escrita de crianças e adultos em processo de alfabetização. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 47, p. 311–331, 2013. DOI: 10.28998/2317-9945.201147.311-331. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/915. Acesso em: 14 ago. 2024.

Edição

Seção

Linguística e Ensino

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