Práticas multiletradas no livro de língua inglesa internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.24-38

Palavras-chave:

Livro Didático. Inglês. Letramento. Multiletramentos

Resumo

Este estudo constituiu-se a partir da visão sócio-histórica de que a língua é um sistema de práticas sociais e históricas sensíveis à realidade sobre a qual atua.  Espera-se que o processo de ensino e aprendizagem de inglês proporcione a familiarização com o novo idioma, por meio de comunidades de práticas que envolvam a leitura e a escrita.  O objetivo deste estudo foi investigar o livro didático internacional de inglês a partir de demandas educacionais contemporâneas, verificando as contribuições desse material para a educação crítica, multiletrada, integral e cidadã. O estudo foi delineado a partir do paradigma qualitativo de pesquisa e analisou a coleção Think, publicada pela Cambridge University Press. Para a análise, foram considerados os principais preceitos das teorias dos letramentos e multiletramentos. Os resultados indicam que o material analisado tem o foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado das funções linguísticas. As práticas de leitura e de escrita não envolvem gêneros de textos autênticos. Esse fato desfavorece o desenvolvimento de um falante de inglês, ativo, crítico, conectado e multiletrado, capaz de participar de práticas de linguagem locais e globais, nas quais os diferentes gêneros contribuam para uma comunicação mais humanizada e abrangente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Sturm, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Letras - Português/Inglês, e especialização em Comunicação Social, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Realizou mestrado e doutorado - Estudos Linguísticos/Linguística Aplicada, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é professora da UPF atuando na graduação, PPG Letras e em projetos de extensão. Tem experiência e interesse nas áreas de ensino/aprendizagem de língua estrangeira/adicional (inglês), letramentos e abordagem de ensino a partir de gêneros, formação de professores de línguas e Inglês como meio de instrução. Atualmente, é coordenadora da Assessoria Internacional UPF.

Gabriela Brusamarello, Escolas Notre Dame

Gabriela Brusamarello é graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Possui Pós-Graduação – especialização – em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa (UPF). É professora de inglês na rede privada de ensino de Passo Fundo. Realizou curso de aprimoramento linguístico na International House , Vancouver, CA.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

STURM, Luciane; BRUSAMARELLO, Gabriela. Práticas multiletradas no livro de língua inglesa internacional. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 24–38, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.24-38. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11141. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.