Práticas multiletradas no livro de língua inglesa internacional
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.24-38Palavras-chave:
Livro Didático. Inglês. Letramento. MultiletramentosResumo
Este estudo constituiu-se a partir da visão sócio-histórica de que a língua é um sistema de práticas sociais e históricas sensíveis à realidade sobre a qual atua. Espera-se que o processo de ensino e aprendizagem de inglês proporcione a familiarização com o novo idioma, por meio de comunidades de práticas que envolvam a leitura e a escrita. O objetivo deste estudo foi investigar o livro didático internacional de inglês a partir de demandas educacionais contemporâneas, verificando as contribuições desse material para a educação crítica, multiletrada, integral e cidadã. O estudo foi delineado a partir do paradigma qualitativo de pesquisa e analisou a coleção Think, publicada pela Cambridge University Press. Para a análise, foram considerados os principais preceitos das teorias dos letramentos e multiletramentos. Os resultados indicam que o material analisado tem o foco no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado das funções linguísticas. As práticas de leitura e de escrita não envolvem gêneros de textos autênticos. Esse fato desfavorece o desenvolvimento de um falante de inglês, ativo, crítico, conectado e multiletrado, capaz de participar de práticas de linguagem locais e globais, nas quais os diferentes gêneros contribuam para uma comunicação mais humanizada e abrangente.