Experiências de formação inicial de professores de inglês em contexto extensionista: discutindo a multimodalidade e os materiais didáticos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201861.4-24Palavras-chave:
formação inicial, professores de inglês, extensão, multimodalidade, material didáticoResumo
Entendendo o processo de formação docente como plural, este artigo investiga a formação inicial de professores de inglês que ocorreram no projeto de extensão Formação de Professores de Inglês como Língua Adicional, em especial através do módulo English Language Materials, segundo as teorias dos novos letramentos (MENZES DE SOUZA, 2011) e multimodalidade (KRESS, 2003). Trata-se de análise exploratória de cunho etnográfico, delineada como um estudo de caso etnográfico, a qual objetiva problematizar como os participantes, dois professores em formação, voluntários na extensão, após suas experiências vividas ao longo do projeto, entendem a multimodalidade e o papel dos materiais didáticos, principalmente do livro didático, no ensino de inglês. Os resultados principais, os quais são discutidos no texto por meio de uma narrativa descritivo-teórica, apontam para interessantes realinhamentos na formação docente desses participantes, ainda que seja possível evidenciar alguns posicionamentos contraditórios. Concluímos apontando para a complexidade envolvida nos processos de formação docente.