Formação (inicial e continuada) de professores de inglês e letramentos digitais

Autores

  • Ana Karina de Oliveira Nascimento Universidade Federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0002-3014-0659
  • Maria Amália Vargas Façanha Universidade Federal de Sergipe
  • Thiago de Melo Cardoso Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.466-480

Resumo

Devido aos avanços tecnológicos, novas práticas digitais são apresentadas e novas habilidades são requeridas de usuários de tecnologias digitais. Daí a importância dos letramentos digitais. Estes não se resumem ao conhecimento técnico/tecnológico, englobam também reflexões e avaliações críticas sobre as escolhas referentes às tecnologias digitais (NASCIMENTO; PEREIRA; SILVEIRA, 2019). Pensando nessa discussão no contexto do ensino público de língua inglesa no estado de Sergipe, essa pesquisa teve como objetivo investigar a maneira como docentes de inglês em formação inicial e continuada entendiam e visualizavam práticas de novos letramentos; em especial, letramentos digitais, como parte do processo educativo; e que relações estabeleciam com suas experiências formativas. Tratou-se de pesquisa de base qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1994; SALDAÑA, 2009), com foco na análise e interpretação dos significados que os participantes da pesquisa construíam sobre os letramentos digitais. A pesquisa contou com reuniões de grupo focal como instrumento de geração de dados, além de registros em diários de campo dos pesquisadores. A investigação revelou que as práticas de letramentos digitais dos professores são parte de suas rotinas pessoais e profissionais, atrelando-se a uma análise crítica de suas escolhas, contribuindo para a formação de estudantes críticos e para processos de reinvenção docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karina de Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Letras (Português/Inglês) - Universidade Federal de Sergipe - UFS, especialista em Ensino de Inglês (UFMG), mestre em Educação (UFS) e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), sendo bolsista CNPq de doutorado no Brasil. Foi bolsista Capes/Fulbright de doutorado sanduíche na Montclair State University, em Montclair, New Jersey, EUA, durante 9 meses, sob orientação da profa. Michele Knobel. Professora efetiva da UFS (Departamento de Letras Estrangeiras). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, formação de professores e letramentos digitais.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

NASCIMENTO, Ana Karina de Oliveira; FAÇANHA, Maria Amália Vargas; CARDOSO SANTOS , Thiago de Melo. Formação (inicial e continuada) de professores de inglês e letramentos digitais. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 76, p. 466–480, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202376.466-480. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15504. Acesso em: 18 nov. 2024.