Formação (inicial e continuada) de professores de inglês e letramentos digitais
DOI :
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.466-480Résumé
Devido aos avanços tecnológicos, novas práticas digitais são apresentadas e novas habilidades são requeridas de usuários de tecnologias digitais. Daí a importância dos letramentos digitais. Estes não se resumem ao conhecimento técnico/tecnológico, englobam também reflexões e avaliações críticas sobre as escolhas referentes às tecnologias digitais (NASCIMENTO; PEREIRA; SILVEIRA, 2019). Pensando nessa discussão no contexto do ensino público de língua inglesa no estado de Sergipe, essa pesquisa teve como objetivo investigar a maneira como docentes de inglês em formação inicial e continuada entendiam e visualizavam práticas de novos letramentos; em especial, letramentos digitais, como parte do processo educativo; e que relações estabeleciam com suas experiências formativas. Tratou-se de pesquisa de base qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1994; SALDAÑA, 2009), com foco na análise e interpretação dos significados que os participantes da pesquisa construíam sobre os letramentos digitais. A pesquisa contou com reuniões de grupo focal como instrumento de geração de dados, além de registros em diários de campo dos pesquisadores. A investigação revelou que as práticas de letramentos digitais dos professores são parte de suas rotinas pessoais e profissionais, atrelando-se a uma análise crítica de suas escolhas, contribuindo para a formação de estudantes críticos e para processos de reinvenção docente.