A tirinha no livro didático e suas perspectivas interpretativas: sentido(s) da palavra democracia
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202482.246-260Palavras-chave:
Semântica do Acontecimento. Livro didático. Tira.Resumo
Sabe-se que o livro didático é um instrumento que assume uma importância significativa na promoção das competências preconizadas pelos documentos normativos brasileiros, contribuindo de forma indispensável para o desenvolvimento do educando. Por esta razão, decidimos analisar esse instrumento didático e levantamos a seguinte questão: os exercícios relacionados às tiras presentes no livro didático Português Linguagens fornecem um direcionamento às interpretações do(s) sentido(s) do texto? Para responder a essa questão, situamo-nos teoricamente na Semântica do Acontecimento, proposta por Eduardo Guimarães (2002, 2007, 2009, 2011, 2018), que toma a enunciação como o lugar em que devem se situar os estudos dos sentidos, considerando-a como uma prática histórica e política. Como metodologia de análise, utilizamos alguns conceitos próprios à teoria utilizada, tais como sondagem, cena enunciativa, reescritura, articulação e, nessa direção, essa pesquisa objetivou, principalmente, analisar a construção dos exercícios apresentados pelos livros didáticos relacionados às tiras; analisar o funcionamento semântico da palavra democracia a fim de verificar se essas atividades contemplam o trabalho com os sentidos em textos multissemióticos. Os resultados apontaram que a composição do exercício traz uma relação entre o Livro Didático, o professor e o aluno em que a interpretação fica submetida a sentidos pré-estabelecidos pelo próprio material.
Downloads
Referências
CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens, vol. 3. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes. 2002a.
GUIMARÃES, E. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Pontes. 2 ed. 2002b.
GUIMARÃES, E. Domínio semântico de determinação. In: GUIMARÃES, E.; MOLLICA, M. C. (Orgs.). A palavra: forma e sentido. Campinas: Pontes, 2007.
GUIMARÃES, E. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas: Editora RG, 2011.
GUIMARÃES, E. Semântica: enunciação e sentido. Campinas: Pontes, 2018.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 5. ed. Campinas: Pontes, 2009.