A tirinha no livro didático e suas perspectivas interpretativas: sentido(s) da palavra democracia

Autores

  • Sabrina Santos Barros UESB
  • Adilson Ventura da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202482.246-260

Palavras-chave:

Semântica do Acontecimento. Livro didático. Tira.

Resumo

Sabe-se que o livro didático é um instrumento que assume uma importância significativa na promoção das competências preconizadas pelos documentos normativos brasileiros, contribuindo de forma indispensável para o desenvolvimento do educando. Por esta razão, decidimos analisar esse instrumento didático e levantamos a seguinte questão: os exercícios relacionados às tiras presentes no livro didático Português Linguagens fornecem um direcionamento às interpretações do(s) sentido(s) do texto? Para responder a essa questão, situamo-nos teoricamente na Semântica do Acontecimento, proposta por Eduardo Guimarães (2002, 2007, 2009, 2011, 2018), que toma a enunciação como o lugar em que devem se situar os estudos dos sentidos, considerando-a como uma prática histórica e política. Como metodologia de análise, utilizamos alguns conceitos próprios à teoria utilizada, tais como sondagem, cena enunciativa, reescritura, articulação e, nessa direção, essa pesquisa objetivou, principalmente, analisar a construção dos exercícios apresentados pelos livros didáticos relacionados às tiras; analisar o funcionamento semântico da palavra democracia a fim de verificar se essas atividades contemplam o trabalho com os sentidos em textos multissemióticos. Os resultados apontaram que a composição do exercício traz uma relação entre o Livro Didático, o professor e o aluno em que a interpretação fica submetida a sentidos pré-estabelecidos pelo próprio material.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Santos Barros, UESB

Graduada em Letras Modernas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atuou, principalmente, durante os anos de graduação, nos seguintes temas: semântica; semântica do acontecimento; político e temporalidade. Atualmente, é mestra em Linguística pelo programa de pós-graduação PPGlin da UESB.

Adilson Ventura da Silva , UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé (2001), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semântica da Enunciação, atuando principalmente nos seguintes temas: sentidos, semântica do acontecimento, semântica, sentido e enunciação.

Referências

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens, vol. 3. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes. 2002a.

GUIMARÃES, E. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Pontes. 2 ed. 2002b.

GUIMARÃES, E. Domínio semântico de determinação. In: GUIMARÃES, E.; MOLLICA, M. C. (Orgs.). A palavra: forma e sentido. Campinas: Pontes, 2007.

GUIMARÃES, E. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas: Editora RG, 2011.

GUIMARÃES, E. Semântica: enunciação e sentido. Campinas: Pontes, 2018.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 5. ed. Campinas: Pontes, 2009.

Downloads

Publicado

2024-09-01

Como Citar

SANTOS BARROS, Sabrina; VENTURA DA SILVA, Adilson. A tirinha no livro didático e suas perspectivas interpretativas: sentido(s) da palavra democracia. Revista Leitura, [S. l.], n. 82, p. 246–260, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202482.246-260. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17141. Acesso em: 18 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.