A tirinha no livro didático e suas perspectivas interpretativas: sentido(s) da palavra democracia

Autores/as

  • Sabrina Santos Barros UESB
  • Adilson Ventura da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202482.246-260

Palabras clave:

Semântica do Acontecimento. Livro didático. Tira.

Resumen

Sabe-se que o livro didático é um instrumento que assume uma importância significativa na promoção das competências preconizadas pelos documentos normativos brasileiros, contribuindo de forma indispensável para o desenvolvimento do educando. Por esta razão, decidimos analisar esse instrumento didático e levantamos a seguinte questão: os exercícios relacionados às tiras presentes no livro didático Português Linguagens fornecem um direcionamento às interpretações do(s) sentido(s) do texto? Para responder a essa questão, situamo-nos teoricamente na Semântica do Acontecimento, proposta por Eduardo Guimarães (2002, 2007, 2009, 2011, 2018), que toma a enunciação como o lugar em que devem se situar os estudos dos sentidos, considerando-a como uma prática histórica e política. Como metodologia de análise, utilizamos alguns conceitos próprios à teoria utilizada, tais como sondagem, cena enunciativa, reescritura, articulação e, nessa direção, essa pesquisa objetivou, principalmente, analisar a construção dos exercícios apresentados pelos livros didáticos relacionados às tiras; analisar o funcionamento semântico da palavra democracia a fim de verificar se essas atividades contemplam o trabalho com os sentidos em textos multissemióticos. Os resultados apontaram que a composição do exercício traz uma relação entre o Livro Didático, o professor e o aluno em que a interpretação fica submetida a sentidos pré-estabelecidos pelo próprio material.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sabrina Santos Barros, UESB

Graduada em Letras Modernas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atuou, principalmente, durante os anos de graduação, nos seguintes temas: semântica; semântica do acontecimento; político e temporalidade. Atualmente, é mestra em Linguística pelo programa de pós-graduação PPGlin da UESB.

Adilson Ventura da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé (2001), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semântica da Enunciação, atuando principalmente nos seguintes temas: sentidos, semântica do acontecimento, semântica, sentido e enunciação.

Citas

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens, vol. 3. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes. 2002a.

GUIMARÃES, E. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Pontes. 2 ed. 2002b.

GUIMARÃES, E. Domínio semântico de determinação. In: GUIMARÃES, E.; MOLLICA, M. C. (Orgs.). A palavra: forma e sentido. Campinas: Pontes, 2007.

GUIMARÃES, E. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas: Editora RG, 2011.

GUIMARÃES, E. Semântica: enunciação e sentido. Campinas: Pontes, 2018.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 5. ed. Campinas: Pontes, 2009.

Publicado

2024-09-01

Cómo citar

SANTOS BARROS, Sabrina; VENTURA DA SILVA, Adilson. A tirinha no livro didático e suas perspectivas interpretativas: sentido(s) da palavra democracia. Revista Leitura, [S. l.], n. 82, p. 246–260, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202482.246-260. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17141. Acesso em: 19 dic. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.