A tirinha no livro didático e suas perspectivas interpretativas: sentido(s) da palavra democracia
DOI :
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202482.246-260Mots-clés :
Semântica do Acontecimento. Livro didático. Tira.Résumé
Sabe-se que o livro didático é um instrumento que assume uma importância significativa na promoção das competências preconizadas pelos documentos normativos brasileiros, contribuindo de forma indispensável para o desenvolvimento do educando. Por esta razão, decidimos analisar esse instrumento didático e levantamos a seguinte questão: os exercícios relacionados às tiras presentes no livro didático Português Linguagens fornecem um direcionamento às interpretações do(s) sentido(s) do texto? Para responder a essa questão, situamo-nos teoricamente na Semântica do Acontecimento, proposta por Eduardo Guimarães (2002, 2007, 2009, 2011, 2018), que toma a enunciação como o lugar em que devem se situar os estudos dos sentidos, considerando-a como uma prática histórica e política. Como metodologia de análise, utilizamos alguns conceitos próprios à teoria utilizada, tais como sondagem, cena enunciativa, reescritura, articulação e, nessa direção, essa pesquisa objetivou, principalmente, analisar a construção dos exercícios apresentados pelos livros didáticos relacionados às tiras; analisar o funcionamento semântico da palavra democracia a fim de verificar se essas atividades contemplam o trabalho com os sentidos em textos multissemióticos. Os resultados apontaram que a composição do exercício traz uma relação entre o Livro Didático, o professor e o aluno em que a interpretação fica submetida a sentidos pré-estabelecidos pelo próprio material.
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Références
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