Práticas e eventos de letramento na universidade: o gênero projeto de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202274.70-88Resumo
O presente estudo analisa e reflete acerca do processo de leitura e de escrita, pensadas como práticas sociais do contexto acadêmico para/na elaboração do projeto de pesquisa, gênero textual requisitado nos processos seletivos de pós-graduação. Situado no âmbito da Linguística Aplicada, fundamenta-se nos Novos Estudos de Letramentos, com ênfase no modelo de letramentos acadêmicos, em perspectiva sócio-histórica, considerando os estudos dos gêneros do discurso. Adotou-se como base metodológica a revisão bibliográfica e documental de natureza qualitativo-interpretativista. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionados como corpus os editais referentes à seleção para ingresso nos cursos em dois níveis de formação: um lato sensu e um stricto sensu de duas universidades públicas federais. Para análise de dados observou-se os requisitos para a elaboração, a homologação e a avaliação dos projetos. Os resultados apontam para lacunas existentes na apropriação da escrita no âmbito da elaboração do projeto de pesquisa. Acreditamos que ações de permanência, projetos de extensão, cursos de leitura e produção textual possam contribuir significativamente para a efetivação do letramento acadêmico, privilegiando fatores sociais, históricos e culturais dos sujeitos educandos.