Práticas e eventos de letramento na universidade: o gênero projeto de pesquisa

Autores

  • Bruna Ferro e Silva Pinto Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Charlene Bezerra dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202274.70-88

Resumo

O presente estudo analisa e reflete acerca do processo de leitura e de escrita, pensadas como práticas sociais do contexto acadêmico para/na elaboração do projeto de pesquisa, gênero textual requisitado nos processos seletivos de pós-graduação. Situado no âmbito da Linguística Aplicada, fundamenta-se nos Novos Estudos de Letramentos, com ênfase no modelo de letramentos acadêmicos, em perspectiva sócio-histórica, considerando os estudos dos gêneros do discurso. Adotou-se como base metodológica a revisão bibliográfica e documental de natureza qualitativo-interpretativista. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionados como corpus os editais referentes à seleção para ingresso nos cursos em dois níveis de formação: um lato sensu e um stricto sensu de duas universidades públicas federais. Para análise de dados observou-se os requisitos para a elaboração, a homologação e a avaliação dos projetos. Os resultados apontam para lacunas existentes na apropriação da escrita no âmbito da elaboração do projeto de pesquisa. Acreditamos que ações de permanência, projetos de extensão, cursos de leitura e produção textual possam contribuir significativamente para a efetivação do letramento acadêmico, privilegiando fatores sociais, históricos e culturais dos sujeitos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Ferro e Silva Pinto, Universidade Federal do Pará-UFPA

Mestranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Charlene Bezerra dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membra do projeto de pesquisa Estudos em Linguagem e Transculturalidade- UFGD/GELT/CNPQ.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

FERRO E SILVA PINTO, Bruna; BEZERRA DOS SANTOS, Charlene. Práticas e eventos de letramento na universidade: o gênero projeto de pesquisa. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 74, p. 70–88, 2022. DOI: 10.28998/2317-9945.202274.70-88. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13480. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos