Leitura linguístico-discursiva e argumentativa de um miniconto francês contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202375.106-121Resumo
Este trabalho se insere nos estudos de retórica literária e objetiva propor o ensino da leitura interpretativa-argumentativa de um gênero literário na aula de FLE (francês como língua estrangeira), tendo como corpus um miniconto francês oriundo do site Short Édition (editora francesa de literatura curta), La liste, de James Bukolic. Com base na análise apoiada na atualização da retórica contrastiva, observa-se que as marcas culturais registradas na escrita francesa imprimem ao texto um tom de informalidade necessária ao gênero e, ao mesmo tempo, demarca as escolhas que promovem o uso de técnicas argumentativas associadas às ações do personagem, o que possibilita a compreensão da produção retórica-discursiva na literatura. Em síntese, nota-se que a análise linguístico-discursiva combinada à argumentativa do gênero miniconto, além de permitir entender como a escrita literária francesa se compõe, demarca as circunstâncias socioculturais típicas da contemporaneidade, bem como as estratégias persuasivas empregadas em exemplares da literatura.