Leitura linguístico-discursiva e argumentativa de um miniconto francês contemporâneo

Autores

  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo Universidade Federal de Sergipe
  • Priscilla Barbosa de Oliveira Melo Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202375.106%20-%20121

Resumo

Este trabalho se insere nos estudos de retórica literária e objetiva propor o ensino da leitura interpretativa-argumentativa de um gênero literário na aula de FLE (francês como língua estrangeira), tendo como corpus um miniconto francês oriundo do site Short Édition (editora francesa de literatura curta), La liste, de James Bukolic. Com base na análise apoiada na atualização da retórica contrastiva, observa-se que as marcas culturais registradas na escrita francesa imprimem ao texto um tom de informalidade necessária ao gênero e, ao mesmo tempo, demarca as escolhas que promovem o uso de técnicas argumentativas associadas às ações do personagem, o que possibilita a compreensão da produção retórica-discursiva na literatura. Em síntese, nota-se que a análise linguístico-discursiva combinada à argumentativa do gênero miniconto, além de permitir entender como a escrita literária francesa se compõe, demarca as circunstâncias socioculturais típicas da contemporaneidade, bem como as estratégias persuasivas empregadas em exemplares da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), doutorada na Universidade de São Paulo (USP), mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Pedagogia e Letras. Atua na pós-graduação da  UFS (acadêmica e profissional), da Universidade Estadual de Santa Cruz e da Universidade Estadual de Feira de Santana. Lidera o Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas (GPARA) e é colider do grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD). Ocupa posição na equipe editorial na Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. 

Priscilla Barbosa de Oliveira Melo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL-UEFS); Mestra em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira (Portugal). Atualmente, é Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Lauro de Freitas - BA e Professora de Prática de Ensino e Língua Francesa na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É integrante do grupo de pesquisa GEPLET UEFS, Especialista da Rede Idiomas sem Fronteiras (IsF) e Secretária Social da Associação de Professores de Francês da Bahia.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; MELO, Priscilla Barbosa de Oliveira. Leitura linguístico-discursiva e argumentativa de um miniconto francês contemporâneo. Leitura, [S. l.], v. 1, n. 75, p. 106–121, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202375.106 - 121. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14812. Acesso em: 28 fev. 2024.