Estratégias de ensino e aprendizagem de leitura e escrita no ensino fundamental: experiências pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202377.109-125

Resumo

O presente artigo trata de uma experiência pedagógica do pesquisador, desenvolvida em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola da rede pública de Parnaíba, no norte do Estado do Piauí, no primeiro semestre de 2022. A atividade se deu a partir de um projeto de intervenção baseado em estratégias de ensino e aprendizagem de leitura e escrita. Objetivou-se, em relação ao ensino: promover práticas de letramento linguístico com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e desenvolver metodologias de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. No que diz respeito à aprendizagem, intencionou-se: ampliar habilidades de leitura e escrita a partir de vivências em práticas de letramento linguístico e melhorar a capacidade de oralidade e articulação da linguagem em contextos sociais de uso da língua. A base teórica compreendeu estudos de Antunes (2003), Brasil (2018), Sánchez (2004), Soares, Aroeira e Porto (2010), Solé (1998), dentre outros. A metodologia aplicada foi o ciclo de oficinas temáticas mediadas, desenvolvidas por meio de sequências didáticas. O projeto oportunizou aos discentes a ampliação de suas habilidades de ler e escrever, mediante uma experiência de uso da Língua num contexto motivador à produção de linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcelo Costa dos Santos, Universidade Federal do PiauíUniversidade Estadual do Piauí

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Práticas da Docência em Língua Portuguesa (GEFPDOC-LP/UFMA/CNPq).

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

COSTA DOS SANTOS, José Marcelo. Estratégias de ensino e aprendizagem de leitura e escrita no ensino fundamental: experiências pós-pandemia. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 77, p. 109–125, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202377.109-125. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15417. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos