Ensino-aprendizagem de Língua Espanhola no Projeto Casas de Cultura no Campus da Universidade Federal de Alagoas: propostas e encaminhamentos para formação crítica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201861.115-136Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre o processo de formação crítica e de escrita argumentativa em Língua Espanhola. Baseamo-nos nas contribuições de Barton; Hamilton (2000) e Gee (2000) que defendem a valorização do sujeito; Rojo (2004), que discute sobre o contexto social no processo de aprendizagem, Perelman; Olbrechts-Tyteca (2005), que discorrem sobre aspectos argumentativos da língua e Meniconi (2017) que, por sua vez, defende o ensino da escrita em Língua Espanhola nas fases iniciais de sua aprendizagem. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo e teve como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem da escrita argumentativa em espanhol. Os resultados revelaram que, a partir do trabalho realizado, os alunos foram capazes de produzir textos argumentativos no idioma estudado. A sequência didática desenvolvida possibilitou desenvolver a criticidade nos textos produzidos, bem como o uso de estratégias argumentativas para defender o ponto de vista e os valores em língua espanhola.