Ensino-aprendizagem de Língua Espanhola no Projeto Casas de Cultura no Campus da Universidade Federal de Alagoas: propostas e encaminhamentos para formação crítica

Autores

  • Gustavo Correia dos Santos, Flávia Colen Meniconi Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201861.115-136

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre o processo de formação crítica e de escrita argumentativa em Língua Espanhola. Baseamo-nos nas contribuições de Barton; Hamilton (2000) e Gee (2000) que defendem a valorização do sujeito; Rojo (2004), que discute sobre o contexto social no processo de aprendizagem, Perelman; Olbrechts-Tyteca (2005), que discorrem sobre aspectos argumentativos da língua e Meniconi (2017) que, por sua vez, defende o ensino da escrita em Língua Espanhola nas fases iniciais de sua aprendizagem. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo e teve como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem da escrita argumentativa em espanhol. Os resultados revelaram que, a partir do trabalho realizado, os alunos foram capazes de produzir textos argumentativos no idioma estudado. A sequência didática desenvolvida possibilitou desenvolver a criticidade nos textos produzidos, bem como o uso de estratégias argumentativas para defender o ponto de vista e os valores em língua espanhola.

 

DOI: www.dx.doi.org/10.28998/2317-9945.2018v2n61p115-136

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Publicado

2018-07-24

Como Citar

FLÁVIA COLEN MENICONI, Gustavo Correia dos Santos,. Ensino-aprendizagem de Língua Espanhola no Projeto Casas de Cultura no Campus da Universidade Federal de Alagoas: propostas e encaminhamentos para formação crítica. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 61, p. 115–136, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201861.115-136. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/5474. Acesso em: 16 set. 2024.