Actividades metalingüísticas verbalizadas sobre el uso de comas en manuscritos escolares de estudiantes portugueses recién alfabetizados

Autores/as

  • Juliana Melo Ufal/Ifal
  • Eduardo Calil de Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202482.229-245

Palabras clave:

Lingüística

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar el metalenguaje de dos díadas de niños recientemente alfabetizados cuando la coma se linealiza en sus manuscritos escolares. A partir de trabajos sobre puntuación inicial, como Fabre (1990), Hall (1996), además de las nociones sobre escritura colaborativa vistas en Calil (1995, 2008, 2020) y Calil et al (2022), el estudio realizado aquí pretende sumar a las reflexiones realizadas sobre las características presentes en los manuscritos de niños recién alfabetizados, al analizar lo que el niño dice en el momento exacto en que se inserta la coma. Dicho análisis fue posible gracias a la implementación del Sistema Ramos en nuestra metodología, el cual nos brindó múltiples perspectivas sobre nuestro objeto de estudio. Los datos analizados hasta ahora nos muestran que los niños son sensibles al uso de la coma, mostrando sofisticación en las elecciones y usos de esta puntuación, sin que, sin embargo, se verbalicen reflexiones metalingüísticas cada vez que la coma se linealiza en sus escritos.

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Biografía del autor/a

Eduardo Calil de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Desde 1989, no início de minha vida profissional como professor-alfabetizador, atuo na área de aquisição, aprendizagem e ensino de língua materna, oral e escrita. Em minha dissertação de mestrado (Faculdade de Educação, USP, 1991), discuti a construção de Zonas de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky) durante situações de ensino e aprendizagem do princípio alfabético, envolvendo meus próprios alunos de 6 anos de idade. Em 1996, conclui o doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP), dando continuidade às investigações sobre aquisição de língua escrita, precisamente sobre a produção textual e criatividade (FAPESP/CAPES). Ainda em 1996, participei do PNLD, trabalhando desde então com avaliações de materiais didáticos diversos (livros didáticos, paradidáticos, literatura infantil e infanto-juvenil), descritores e documentos curriculares (PCN, BNCC, dentre outros). Fui coordenador dos Programas de Formação de Professores (PROFA, 2001-2002) e PROLETRAMENTO (2007-2008), continuando a atuar também como assessor e consultor pedagógico. A pesquisa de doutorado foi publicada no livro Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas (Edufal, 1998), inaugurando os estudos brasileiros em Genética Textual e manuscritos escolares. Fiz o primeiro estágio de Pós-Doutoramento (2004, CAPES), no Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), sob a supervisão de Almuth Grésillon, O produto desse estágio está no livro Escutar o Invisível: Escrita e Poesia na Sala de Aula (Unesp/Funart, 2009). O segundo estágio de Pós-Doutorado (CNPq) foi realizado em 2010 no Laboratório Modèles, Dynamiques, Corpus (MODYCO, Université Paris Ouest Nanterre La Défense), sob a supervisão de Catherine Boré. Fundei, em 2010, o Laboratório de Manuscrito Escolar (LAME). Sou Professor-Associado ao Laboratório École, Mutations, Apprentissages (CY Cergy Paris Université, França), onde já atuei como Professor-Convidado (2011). Dessa parceria com a pesquisadora francesa resultou o livro L école, l écriture et la création: Études franco-brésiliennes (L Harmattan-Academia, 2013) e sua versão brasileira Criação textual na sala de aula (Edufal, 2015). Atuei como Pesquisador-Visitante na Harvard Graduate School of Education com o apoio da Fundação Fulbright/CAPES (2014), quando acompanhei o trabalho de Catherine Snow. Entre 2015 e 2017 coordenei o projeto Turing - Otimização de Sistemas Complexos: Redes de Conhecimento, Comunicação e Escritura (PRONEX/FAPEAL). Em parceria com Luísa A Pereira e o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (2016-2020), coordenei o projeto de cooperação internacional (Projeto InterWriting). Participei recentemente do programa de mobilidade internacional (British Academy/NewtonFund, 2018-2019), em colaboração com pesquisadora Debra Myhill e sua equipe do Centre for Research in Writing. Em 2022 cumpri estágio Sênior também nesse Centro de Pesquisa, quando recebi o título de Professor-Honorário da Universidade de Exeter (Reino Unido). Nosso trabalho resultou na publicação do artigo Dialogue, erasure and spontaneous comments during textual composition, na importante revista Linguistics and Education. Entre minhas contribuições mais relevantes para campo de estudos em aquisição da escrita está a concepção e elaboração do Sistema RAMOS (método para captura audiovisual e multimodal de processos de escritura no tempo e no espaço real de sala de aula). Atualmente, desenvolvo pesquisas relacionadas à análise de materiais didáticos aprovados pelo PNLD, com foco em propostas de oralidade, leitura, produção textual, análise linguística e Educação Literária. Paralelamente ao trabalho de formação de professores, tenho investigado as atividades metalinguísticas efetivadas por alunos e professores durante processos de escritura em sala de aula (Projeto MetaWriting/CNPq). Meus artigos estão publicados em diversas revistas nacionais e estrangeiras (francês e inglês).

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Publicado

2024-09-01

Cómo citar

MELO, Juliana; CALIL DE OLIVEIRA, Eduardo. Actividades metalingüísticas verbalizadas sobre el uso de comas en manuscritos escolares de estudiantes portugueses recién alfabetizados. Revista Leitura, [S. l.], n. 82, p. 229–245, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202482.229-245. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16856. Acesso em: 19 dic. 2024.

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