Estratégias maternas durante a atividade de atenção conjunta em díades surdas

Authors

  • Claudiane Silva Soares Universidade Federal da Bahia
  • Elizabeth Reis Teixeira Universidade Federal da Bahia
  • Nanci Araújo Bento Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.100-113

Keywords:

Estratégias maternas, Atenção conjunta, Díades surdas, Aquisição da linguagem

Abstract

This article aims to present strategies used by deaf mothers during joint attention activities with their deaf children, highlighting the importance of such strategies and their relationship with the language acquisition process of deaf children. It is based on a socio-anthropological conception of deafness, a multimodal perspective of language and a socio-interactionist view of language acquisition. To carry it out, bibliographical research was used as a methodology, using Ávila-Nóbrega and Cavalcante (2012a) Ávila-Nóbrega (2018), Meier (2006), Vaz da Silva (2012) and Lieberman Hatrak and Mayberry (2014) as theoretical references. It is expected that this work can contribute to the training of linguists, pedagogues and bilingual speech therapists (Libras\Portuguese), as well as being useful for parents with deaf children. From the research, it was evident that maternal strategies are important to scaffold the infant's insertion in joint attention activities and in the language. They are important in the short term, in order to get and maintain children's attention during joint attention activities, and in the medium and long term, by promoting lexical acquisition and expansion and by encouraging the child to coordinate their attention, presenting them the functional patterns of  interaction in a visual language and making possible engagement in it.

Keywords: Maternal strategies. Joint attention. Deaf dyads. Language acquisition

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Author Biographies

Claudiane Silva Soares, Universidade Federal da Bahia

Professora Auxiliar-II do Instituto de Letras da UFBA. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia- UFBA, com especialização em Libras pela Faculdade Visconde de Cairu.

Elizabeth Reis Teixeira, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação - Licenciatura em Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado M. A. em Lingüística pela University of Kansas (1975), mestrado M. Phil. em Fonética e Lingüística pela University of London (1980), e Doutorado - Ph. D. em Fonética e Lingüística pela University of London (1985). Fez seu estágio de Pós-Doutoramento na Univeristy of Texas, em Austin durante o ano de 1997. Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Atua como consultor da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN), e pertence ao corpo de pareceristas da Pró-Fono Revista de Atualização Científica, da Revista Intercâmbio, e da Revista Baiana de Saúde Pública (RBSP). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolingüística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: aquisição da fonologia e do léxico do português, fonologia do português brasileiro, aquisição da linguagem, patologias da linguagem e da fala e estudos surdos. Coordenou o Pólo UFBA do Curso de Licenciatura e Bacharelado LETRAS LIBRAS.. Coordenou o Polo UFBA do Curso de Licenciatura e Bacharelado LETRAS LIBRAS. Coordena Núcleo de Apoio à inclusão da Pessoa com Necessidades Especiais (NAPE), ligado a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) da UFBA. Coordena o Polo UFBA do Curso de Graduação EAD Pedagogia Bilíngue em convênio MEC/INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Nanci Araújo Bento, Universidade Federal da Bahia

Estágio Pós-doutoral em andamento sobre narrativas de mulheres negras surdas: encruzilhadas e atravessamentos-Linha de Pesquisa: Letramento, Identidade e Formação de Educadores pelo Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural da Universidade Estadual da Bahia(UNEB). Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores(de) Surdos (GPFPS) no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). . Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia,contemplada com a Bolsa CAPES. No Doutorado realizou a investigação para a adaptação e validação do protocolo palavras e gestos para a Língua Brasileira de Sinais através do CDI- MacArthur Communicative Development Inventory for American Sign Language - uma ferramenta para medir o desenvolvimento inicial do vocabulário de crianças surdas adquirindo a Língua Americana de Sinais. Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Pós Graduada em Metodologia do Ensino Superior e Língua Brasileira de Sinais. Tem graduação em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira pela Universidade Católica do Salvador (2000).Pertence ao quadro efetivo do corpo docente do Governo do Estado da Bahia -Ensino Fundamental e Médio. Trabalhou como tutora da Universidade Federal de Santa Catarina no Curso de Licenciatura em Letras Libras- Pólo UFBA/UFSC no ano de 2006 até 2010. Atuou com coorientadora de TCC no Curso de Bacharelado em Letras Libras- Polo UFBA/UFSC. É professora de Língua Portuguesa como L2 para crianças e adolescentes surdos escola para surdos na cidade de Salvador. no Centro de Atendimento ao Surdo CAS Wilson Lins. Autora do material didático de Libras para os Cursos de Licenciatura na modalidade EAD da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Em 2015 o material teve sua qualidade reconhecida pela Comissão Técnica de Biblioteconomia pela Portaria CAPES n 117/2010, que o selecionou para ser utilizado na oferta da disciplina LIBRAS, integrante do Projeto Pedagógico do Curso Nacional de Bacharelado em Biblioteconomia na Modalidade de Educação à Distância (BibEAD). Multiplicadora da LIBRAS, certificada pelo Programa Interiorizando a LIBRAS, promovido pela Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo -FENEIS (RJ). Integrante dos grupos de pesquisa PROAEP da UFBA. Integrante dos grupos de pesquisa PROAEP da UFBA ,Observatório de Português Língua Estrangeira/ Segunda Língua (ObsPLE-PL2), Grupo de Pesquisa Formação de Professores(de) Surdos (GPFPS) . Coordenadora do Curso de Extensão ?Em Pretas Mãos: a constituição dos sinais e o contexto étnico racial brasileiro? e Curso ? Decolonialidade e Interculturalidade no ensino aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdas e ambos parte integrante do Semestre Suplementar da Universidade Federal da Bahia- Resolução n° 01/2020. Coordenadora do Projeto de Pesquisa?Entre Vistas: A Navegação Híbrida Bilíngue/Bicultural/Bimodal nas Múltiplas Linguagens para o Ensino da Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos. Áreas de interesse: Línguas , Português Língua Estrangeira/Segunda Língua. Literaturas e Culturas Contemporâneas, Interseccionalidade entre raça, surdez e gênero. Ensino de Segunda e Terceira língua Língua Para Surdos e surdas. Ensino da Libras. Inclusão e acessibilidade.

References

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Published

2024-07-27

How to Cite

SILVA SOARES, Claudiane; REIS TEIXEIRA, Elizabeth; ARAÚJO BENTO, Nanci. Estratégias maternas durante a atividade de atenção conjunta em díades surdas. Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 100–113, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.100-113. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16902. Acesso em: 13 aug. 2024.

Issue

Section

Estudos Linguísticos

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