Materialidade Digital na Educação: uma das formas materiais do capitalismo contemporâneo

Autores

  • Debbie Mello Noble Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) http://orcid.org/0000-0002-6321-460X
  • Solange Maria Leda Gallo Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Bianca Queda Costa Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202377.79-92

Resumo

No presente artigo, questionamos como se dá e do que se trata ensinar língua na escola a partir dos atravessamentos operados pela materialidade digital e buscamos compreender a inscrição do professor nesses espaços. Ademais, entendemos que a resposta a esses questionamentos toca a questão da autoria do professor e de sua relação com a manutenção e/ou a (re)construção de um arquivo de coisas-a-saber sobre língua na escola, bem como os modos de leitura de arquivo. Entendemos a inserção da materialidade digital na educação, e o modo como isso vem se dando, como uma das formas materiais do capitalismo contemporâneo. Neste artigo temos por objetivo analisar o funcionamento discursivo do ensino de língua nos espaços enunciativos informatizados na conjuntura do ensino remoto catarinense, debruçando-nos, mais especificamente, sobre os espaços legitimados pela chancela institucional (o Google Classroom) em comparação àqueles não legitimados (como o Instagram), ancoradas na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso. Nosso corpus de análise foi produzido na conjuntura da pandemia, pois consideramos que o acontecimento histórico da pandemia de Covid-19 leva a novos modos de discursivização e de subjetivação. A partir desse acontecimento, impôs-se a necessidade de isolamento social e a reconfiguração da educação em um funcionamento remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debbie Mello Noble, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catariana. Mestra em Estudos da Linguagem pelo Programa de pós-graduação em Letras da UFRGS.  

Solange Maria Leda Gallo, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Licenciada em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), mestre em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1989), doutora em ciências da Universidade Estadual de Campinas (IEL) (1994) e doutora também pelo Collège International de Philosophie de Paris (1992). É professora titular da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem.

Bianca Queda Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutoranda em Ciências da Linguagem, na linha Texto e Discurso, no Programa de Pós-Graduação da Unisul, com bolsa CAPES.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

MELLO NOBLE, Debbie; LEDA GALLO, Solange Maria; QUEDA COSTA, Bianca. Materialidade Digital na Educação: uma das formas materiais do capitalismo contemporâneo : . Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 77, p. 79–92, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202377.79-92. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14425. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos