e-ISSN: 2317-9945 | ISSN: 0103-6858
Palavras-chave: Análise linguística. Leitura. Literatura. Ensino .
Este artigo discorre sobre alguns aspectos da análise linguística com o intuito de evidenciar sua contribuição para a construção de sentidos na leitura de textos literários. Focaliza-se, em especial, fenômenos morfossintáticos, semânticos e pragmáticos que contribuem para a construção estética da manifestação discursiva literária. O estudo aqui empreendido advoga que uma abordagem interdisciplinar entre os estudos linguísticos e os literários permite uma experiência de formação leitora mais ampla. Desse modo, o trabalho rejeita a ideia de texto literário como pretexto para aprendizado de normas gramaticais ou fins utilitários, e compreende a análise dos recursos linguísticos-expressivos mobilizados nos diversos gêneros discursivos, dentre os quais os textos literários, como suporte para a compreensão de inferências, emoções, estilo e efeitos de sentido.
Nedja Lima de Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Departamento de Letras - Centro de Ensino Superior do Seridó
Doutora em Estudos da Linguagem - Área de concentração Linguística Aplicada. Professora adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).